Respostas aos 45 Motivos Para Ser Mãe

Na comunidade "Eu Não Quero Ter Filhos" do Orkut surgiu um tópico no qual uma mulher dizia 45 motivos para ser mãe, eu rebati pois notei motivos fúteis, egoístas, infantis e completamente idiotas dignos de uma mente minúscula, que de tanta pobreza não consegue pensar na gravidade de seus atos. Seguem abaixo as motivações da tal mulher e minhas respostas logo abaixo:

1) A casa fica alegre com bebês.

Isso pode até ser para quem não tem coisas mais divertidas a fazer e realmente gosta de crianças. Eu gosto de crianças mas desde pequeno noto que não tenho interesse em ser pai, aos 16 anos quis fazer vasectomia, agora aos 25 anos posso fazer, mas os médicos são muito chatos em tentar me convencer a não fazer a cirurgia. Em 2010 vou fazer vasectomia nem que tenha que pagar 2 mil pratas por isso.

2) Cheirinho de bebê é uma delícia.

Tem crianças cheirosinhas enquanto elas não vomitam e defecam.

3) Quando ele começa a sorrir, você se derrete.

Eu acho bonito mesmo o sorriso de uma criança, por isso brinco com os filhos dos vizinhos e amigos, mas isso não me convence a ter filhos.

4) Hoje em dia nem dá trabalho, é só mamar, tomar banho e dormir (quanto é da gente mesmo dar o peito é ainda mais prático do que dar mamadeira, não precisa nem ferver nada).

Ter filhos é trabalhoso e nunca deveria ser algo disponível para todos os casais. Poucas são as pessoas com capacidade real de criar bem os filhos, para ter filhos não é preciso só ter dinheiro e bens materiais, é preciso ter um conjunto de estruturas necessárias para o desenvolvimento da criança.

5) Chorar eles choram, mas não é nada do outro mundo.

Choro de criança é um porre... não tenho paciência para choradeira.

6) As coisas ganham novos significados, e o trabalho perde totalmente a importância, a gente deixa de se chatear com coisas pequenas.

Nesse ponto isso é fantasia pura. Trabalhar e estudar é ótimo para produzir quando gostamos do que fazemos. Crianças chateiam muito por diversas razões, talvez você apenas seja muito paciente. Sem estudos não tem como evoluir muito a mente, sem trabalho não tem como se bancar, a menos que a mulher seja preguiçosa e tenha um idiota trabalhando para sustentá-la mesmo quando ela tem competência para ser independente.

7) Você recebe um monte de visitas de gente que vem ver o bebê e traz presentes (não dá tanta despesa assim).

Eu visito meus amigos por causa da conversa com eles, se encontrar suas crianças até brinco por uns minutos, mas elas não são o foco.

8) Você passa a conhecer uma espécie de amor indescritível, que não conhecia até então.

Isso é instintivo e pode ser uma ilusão do abstrato que possuímos em nossas mentes. Já tenho muito amor próprio e amor ao conhecimento, isso me basta.

9) Você supera o egoísmo de querer tudo pra você. Passa a ser tudo pro bebê.

Prefiro gastar meu tempo e dinheiro com minhas carreiras e aventuras. Escolherei uma instituição séria de artes e cultura para herdar meus bens. Viver em função de um bebê é incompatível com a vida de um aventureiro como eu. Vivo pelo conhecimento e prazeres, como excêntrico vivo para mim, nunca para os outros. Ser egoísta só é ruim para os outros, isso não é nocivo na minha vida.

10) Você descobre de novo papel de ser mãe, e é o máximo perceber que existe alguém que depende de você, você passa a se sentir importante.

Uma mulher pode ser muito importante produzindo algo nos estudos e trabalho, ela pode ter clientes e outras pessoas que a admirem. Não entendo a graça de ter dependentes, isso me parece útil para quem acha sua vida inútil e precisa de uma coisa para dar significado de utilidade, mesmo que apenas aparente.

11)Você descobre que pode contar com ajudas inesperadas, e pode descobrir em seu marido um pai que tem a maior boa vontade com mamadeiras e fraldas.

Isso é utopia, muitos homens tem filhos só para a mulher parar de perturbá-los, a maioria deles é bem distante da criança e costumam não ajudar no serviço doméstico. Isso não é boa vontade, é senso de obrigação e não envolve prazer.

12) Você sempre quer voltar mais cedo e tem um excelente motivo para isso.

A pessoa quer voltar cedo pra casa por temer que a criança morra suja e com fome, criança não é brinquedo.

13) Cheiro de sopa de mandioquinha pela casa.

Eu posso fazer sopa de mandioquinha pra mim e não sou um bebê.

14) Ser chamada de mamãe.

Quem trabalha em orfanatos pode se sentir mãe sem precisar ter filhos.

15) Você tem uma bela desculpa pra assistir aqueles filmes livres que dá vergonha ir sem criança.

Qualquer um pode fazer o que "der na telha" desde que não ligue para o que a sociedade pensa ou deixa de pensar.

16) Você sente que está contribuindo para povoar o mundo.

Qual a utilidade em povoar um mundo com quase 7 bilhões de pessoas? Por causa dessa lotação temos mais poluição e degradação ecológica mais severa, doenças infecciosas graves, crime organizado e criminosos hediondos com muito mais frequência, mendigos e favelados, presídios entupidos de criminosos da pior espécie, desemprego, fome e miséria, abuso de poderes e riquezas do Sistema. A mídia de massa cria mais gente idiota para povoar o mundo e outras tantas desgraças. Obrigado por contribuir para que o mundo seja pior!

17) Você se livra daquele tédio de fim de semana.

O tédio de fim de semana existe com ou sem filhos, basta ser uma pessoa sem criatividade para se divertir e sem dinheiro para se deslocar e agir.

18) Você redescobre seu talento como fotografa.

Qualquer um pode tirar fotos sendo sem filhos ou pai/mãe. Talento para fotografia depende mais de sensibilidade e técnica do que de maternidade e paternidade. O moleque pode quebrar sua câmera e seu talento será inutilizado enquanto paga o prejuízo.

19) Você tem assunto pra comentar com outras mães.

Grande coisa... imagine só os comentários:

"O moleque quebrou isso..."

"O moleque quebrou aquilo..."

"O moleque quase morreu ao fazer..."

"O moleque quase se afogou..."

"O moleque tombou e ralou os cotovelos e joelhos."

"O moleque destruiu uma coleção de... que eu tinha."

"O moleque fez bagunça."

"O moleque ficou rebelde, chorou e defecou no chão."

"O moleque me atrapalha em..."

Só notícia "boa" com outras mães!

20) Você passa a achar o gugu-dadá o som mais lindo de todo o Universo.

Os sons de crianças são engraçadinhos, mas ainda existe música de qualidade e os bebês não chegam nem perto das sinfonias, notas, acordes e outros elementos musicais.

21) Você descobre a real utilidade dos seus peitos.

Seios servem para a estética feminina e também para amamentar, assim como para extrair prazer no sexo, mas não é preciso ser mãe para gostar de ser mulher. Basta a mulher se amar demais e já se sacia em não buscar meios para ter utilidades para as partes de seu corpo.

22) Você entende seu papel no Universo (o papel de toda mulher).

Errado! Muitas mulheres não tem a mínima condição de oferecer amor e afeto, cultura e educação, saúde e segurança, bons genes, casa e comida, estrutura financeira, compreensão e outras estruturas essências para a maternidade. Muitos pais e mães são um fracasso completo e não percebem, pois acham que qualquer casal mequetrefe tem obrigação social em ter filhos, então entendem crianças como "troféu social", "símbolo de seriedade", "simbolo de união do casal", "símbolo de compromisso com a sociedade" e outras idiotices. Infelizmente a maior parte da população humana é composta por idiotas e estes se multiplicam sem controle, pois não temos seleção natural para que nosso mundo tenha somente os melhores e medianos de nossa espécie.

23) Você dá uma alegria incomparável para o seu marido: a de ser pai!

Nem todo homem quer ser pai, muitos são pais para alimentar o machismo da sociedade que diz que homens devem engravidar as mulheres para mostrar poder e saúde. Muitos homens são completamente sem condições de ser pais, mas querem agradar as esposas e nisso o casal perde grandes prazeres a dois. Para ser pai hoje em dia nem é preciso casar e nem se manter perto da mulher e da criança, basta depositar a pensão alimentícia na conta da parideira mensalmente e ignorar a mulher e o filho.

24) Você tem boa desculpa para não ir a festas que não deseja.

Mesmo sendo solteiro eu posso ir ou faltar a qualquer festa, pois assumo minhas vontades e só faço o que quero e quando quero, isso se as circunstâncias permitirem.

25) Se ainda está apaixonada pelo seu marido vê um pouco dele em cada pedacinho de seu filho e o acaricia-o de uma maneira mais que especial.

Isso mais me parece uma pedofilia masturbatória... um filho é um indivíduo diferente e muitos pais e mães não sabem respeitar seus filhos, mas adoram cobrar respeito deles sem a menor moral pra isso.

26) Se o seu casamento não está lá essas coisas, você descobre que alguém que fez uma coisa tão linda como seu filho tem que ser alguém muito... muito... e seu casamento volta a ser "essas coisas".

Ter filho para prender homem é ignorância e egoísmo demais. Existem ex-companheiros, mas ex-filho e ex-mãe/pai não existem, portanto ter filhos não é para qualquer casalzinho, é para quem planejou detalhadamente se isso vale a pena ou não. Casamento não melhora por causa de filho, tanto que hoje em dia basta garantir a pensão alimentícia e visitas regulares para a criança, então o homem nem precisa mais encarar a ex-esposa, ele pode arrumar outra mulher e se for inteligente fará vasectomia logo.

27) Você acorda várias vezes durante a noite e pode verificar se está chovendo, se todas as luzes da casa estão apagadas, vai ao banheiro, toma água, pensa na vida, enfim, faz uma porção de coisas que não faria se ele não a tivesse acordado.

Se a pessoa em questão não se importa em ser perturbada várias vezes todos os dias então vá em frente. No meu caso tenho outras ocupações e não aceitaria ser perturbado.

28) Bebê dorme o dia todo para compensar a manha da noite e você acha que ele parece um anjinho dormindo.

Para quem não tem nada de construtivo para fazer na vida dá prazer fazer isso.

29) Você descobre que ter um filho(a) é a melhor coisa do mundo mas os anticoncepcionais também foram descobertas maravilhosas.

Anticoncepcionais são descobertas maravilhosas e a "melhor coisa do mundo" é um conceito tão múltiplo que cada um tem o seu. Eu creio que a "melhor coisa do mundo" é ter estrutura para viver de forma saudável e sustentável com criatividade e energia para obter conhecimentos e prazeres.

Ter filhos me parece muito distante da "melhor coisa do mundo" já que as desvantagens são inúmeras se comparadas com as mínimas vantagens que conheço.

30) Você contribui para não tornar o mundo um lugar cheio de velhos rabugentos e chatos.

É preciso ter jovens, mas ser idoso não é sinônimo de ser rabugento e chato, pois existem jovens idiotas com mau humor e limitações imensas, que são muito piores que muitos idosos que curtem a vida muito mais que novas gerações.

31) Você passa boa parte dos fins de semana passeando com os filhos em parques ou no meio da natureza, e para de ficar em casa pendurado na internet ou na frente da televisão.

Ficar em casa solitário ou com boas companhias é muito prazeroso e produtivo, só depende se a pessoa em questão é inteligente, criativa, culta, disciplinada e tem energia para se divertir e produzir em casa.

32) Você passa a ter mais cuidado com a alimentação, comendo os mais saudáveis.

Mentira! Muitas crianças gostam de comer bobagens industrializadas e os pais entram no mesmo ritmo, depois a família toda engorda. Fazer dieta é mais difícil se outros membros da família comem besteiras na casa, portanto a alimentação é um fator variável e depende muito da determinação da família e da pessoa que quer modificar a alimentação.

33) Você entende o que significa a energia de uma criança, como esta energia é diferente da dos adultos e como ela nos faz bem.

Bem, provavelmente você conhece um monte de gente comum, "normalóides", idiotas, mal humorados, decadentes, cansados, magoados e outras pessoas negativas, por isso deve pensar que adultos são energeticamente negativos. Crianças são com algo neutro, quando crescem elas se direcionam para alguns dos múltiplos caminhos bons e maus da vida.

34) Você sabe que ao menos uma pessoa nesta terra vai te dar muitos beijinhos e abraços todos os dias.

Isso é bom para gente carente, meus filhos são meus materiais artísticos e bélicos, entre outros componentes de meu acervo. Se eu quiser beijos e abraços posso arrumar uma namorada e resolver meu "problema".

35) Você toma mais cuidado em não poluir a natureza, já que seus filhos habitarão por muito tempo aqui neste planeta.

Mentira! Uma das maneiras mais fáceis de desgraçar a natureza é a reprodução humana em massa, pois aumenta o consumo de recursos naturais e oportunidades, assim como o consumo de produtos industrializados, bens de consumo, serviços, receitas governamentais e tantos outros sistemas de sustento da civilização. Estudar geografia, sociologia, história e economia ajuda a entender melhor os problemas mundiais para quem abre a mente para o conhecimento.

36) Você canta mais.

Qualquer um canta se tiver vontade com ou sem filhos. Sou barítono coralista e nunca tive e nem quero ter filhos.

37) Você lê mais historinha.

Eu leio o que quero, assim como escrevo o que quero. Gosto de literatura infanto-juvenil sem ter filhos para isso.

38) Você dá muito mais sorrisos e risadas por dia.

O cansaço de cuidar de filhos pode prejudicar severamente o humor, a menos quando a pessoa acha que o filho é uma das únicas coisas boas em sua vida, típico pensamento de quem tem uma vida péssima e busca no filho uma fuga da realidade.

39) Você se une mais com sua mãe/sogra, passa a tirar dúvidas com elas e a trocar experiências.

Isso é variável demais. Depende se você se dá bem com sua mãe e sogra.

40) Você pode brincar de boneca de verdade, tal como imaginou na infância!

Qualquer pessoa pode brincar do que quiser desde que tenha vontade e pare de se importar com as regras chatas da sociedade.

41) As maternidades mais parecem hotéis, com todo aquele conforto e cuidado tanto com o bebê quanto com a mãe.

Sou enfermeiro e isso é verdade.

42) Estamos na era das fraldas descartáveis, em que tudo é muito prático e fácil.

Fraldas descartáveis são responsáveis por grande parte da degradação ambiental atual, então essa praticidade mata animais e plantas, ajuda a poluir o solo e as águas, destrói recursos naturais e ajuda a derrubar casas em regiões carentes e sem estruturas de construção e manutenção adequadas. Fraldas de pano dão mais trabalho, mas agridem muito menos o ambiente e duram muito mais.

43) Você começa a colecionar novos amigos: os pais dos bebês amiguinhos do seu, afinal têm muitas experiências semelhantes para trocar.

Amigos não são objetos, a menos para quem é fútil e gosta de interpretar o mundo como uma imensa loja repleta de produtos para comprar e vender.

Muitas vezes as mães e pais dos amiguinhos dos filhos estão tão perturbados com as bagunças dos filhos que não tem mais tempo para fazer novas amizades e nem para nutrir amizades antigas.

44) Você descobre que consegue amar aquela criaturinha de uma forma tão profunda, sincera e incondicional, mesmo depois de uma noite mal dormida, ou de uma sessão de choro inexplicável.

Amor incondicional é um tanto mitológico, as mães e pais costumam projetar o que as crianças serão e não costumam gostar de dar liberdades para as crianças fazerem tantas escolhas individuais, pois querem geralmente um filho ideal para a sociedade e não para que este seja pleno ao seu próprio modo mesmo que contra a sociedade que o construiu.

45) Você cria a possibilidade de um dia vir a se tornar avó, que é quando as coisas de fato começam a ganhar um sabor todo especial! Quando tudo pode, quando a liberdade é maior, de amar, de sentir, de ser coruja, sem aquele "peso" da responsabilidade que cabe só aos pais....

Ser avô é mais fácil, assim como ser tio. Por essa razão vou ser tio, assim se eu quiser encontrar sobrinhos uma vez por bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre ou anualmente não terei nenhuma responsabilidade sobre eles, deixo isso pro meu irmão e cunhada.

Esse texto é uma resposta a uma mensagem, não tem fins aprofundados sobre alguma temática, é um texto que corresponde a opiniões emitidas por mim em resposta a uma mensagem enviada.

- Hector Hertz.

Junho/2010.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 16/01/2012
Reeditado em 15/11/2013
Código do texto: T3444366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.