A REALIDADE FLUI

Agora, na hora. Lá fora. A realidade flui...

Aqui, ali, neste momento, a espreita da morte, o irreal me inclui na realidade do que sou...

Sou agora plena existência, e pouco depois posso absolutamente nada mais ser.

Aqui, ali e agora... Existo em essência e realidade.

Aqui, ali e agora... Já posso nada mais ser. Por este ângulo sou insignificante, e deveria mais valorizar a eternidade do momento presente.

O que mais me provoca é que apesar da certeza da morte, em essência e em fenômeno pessoal, eu nunca a conhecerei de fato, apenas em teoria. Posso nela pensar, posso imaginá-la e até mesmo construí-la na real irrealidade de minha mente, mas com certeza jamais terei conhecimento verdadeiro sobre a realidade dela, não obstante o fato de que a sua realização, em mim, certamente ocorrerá.

Enquanto vivo, da morte não experimentarei, e quando morrer, não mais existirei para conscientemente dela experimentar, é assim um fenômeno que existe tão somente para ser percebido nos outros, jamais em nós mesmos. Posso respeitá-la, temê-la ou estudá-la, mas dela em si jamais terei o conhecimento total.

Então por que sermos mesquinhos em vida, se esta é a única oportunidade para termos experimentado da essência do viver, para podermos ter construído algo do Amor, para termos exercitado o social e para termos realizado nossa humanidade.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 07/01/2012
Reeditado em 07/01/2012
Código do texto: T3426875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.