Lembre-se de cavar um poço antes de sentir sede.

Esse pensamento filosófico chinês está escrito em um pedacinho de papel, guardado no fundo da minha carteira. Levo-o para onde for e me deparo com ele algumas vezes ao longo do dia.

Essa mensagem, que me intrigou quando a li pela primeira vez, é hoje como um mantra que me ajuda a manter os pés no chão.

E início de ano é uma época bem propícia para colocá-lo em prática, afinal nós carregamos desejos, sonhos a serem realizados em todas as áreas da vida.

Mas, nem sempre nossos esforços correspondem ao tamanho de nossos sonhos. Esmorecemos na caminhada, nos entregamos à rotina, desanimamos diante da concorrência. E no final da jornada, ou do ano, estamos olhando para o lado, morrendo de inveja de quem chegou lá. Às vezes, até nos lamentamos a pouca sorte que temos, repetimos que tudo dá certo para os outros, menos para nós. Será mesmo verdade?

A verdade é que a vida possui alguns mistérios e um deles está relacionado ao poder de nossas escolhas. Algumas religiões chamam de lei da semeadura, lei da atração. Se você planta, você colhe, ou melhor, você colhe o que você planta, ou ainda, a semeadura é uma escolha, mas a colheita é certa.

Ou seja, se você deseja algo de todo o seu coração, deve colocar-se em movimento. É a sua ação que gera transformação.

Portanto, junto com a lista de coisas que você deseja alcançar, escreva adiante, pelo menos duas atitudes bem práticas que você irá assumir para alcançar o que deseja. Por exemplo, se você deseja passar em um concurso, estipule horas diárias de estudo ou matricule-se em um cursinho.

O importante é que você conjugue atitude à sua fé, e o que é fé se não a crença inabalável naquilo que nem existe ainda. Ou seja, a capacidade de acreditar na realização de seus desejos e sonhos, a despeito de qualquer coisa que possa dissuadi-lo disso.

Se nos movermos pela fé e agirmos, teremos uma combinação mais que perfeita.

Portanto, pegue a sua pá e comece a cavar o seu poço. Não é necessário afobamento, esforço demasiado. Basta um movimento permanente em busca de seu desejo. Você pode parar, respirar, descansar, mas logo retome o seu posto e coloque-se a serviço, até sentir a água aflorar na terra dura.

Aí, sim, você poderá saciar a sua sede.

Adelaide Paula

02/01/2012

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 02/01/2012
Código do texto: T3418501
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.