Retirada americana do Iraque…

Nas imagens da retirada das últimas tropas do Iraque neste final de 2011 não pude deixar de sentir um estranho paralelismo com as imagens da retirada da União Soviética do Afeganistão em 1989…

Além de visualmente serem parecidas (experimentem ver ambas a preto e branco…) espelham retiradas por motivos económicos e não militares, espelham o colapso das duas economias, e até o discurso de retirada é parecido, do tipo “deixámos um governo sólido a governar”, “cumprimos a nossa missão” etc…

Discursos de vencidos e não de vencedores…

A grande diferença está na forma como vermos as coisas…:

A União Soviética era vista como o império do mal, quando as intervenções militares dos EUA ou da NATO além de terem sido mais numerosas ocasionaram mais vítimas, ao passo que os EUA são vistos como um exemplo de democracia…

Ora acredita em tal quem quer acreditar, mas a história, se for escrita de forma isenta e imparcial dirá de sua justiça…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 19/12/2011
Código do texto: T3396670
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.