A marca de um prego

O que escrevo aqui me baseio em uma história antiga que retrata muito bem o que fica depois que se machuca alguém durante muito tempo.

Um pai pediu ao filho que cada vez que ele fosse mal-criado com alguém ou que fizesse alguém sofrer por qualquer motivo que seja, que ele fosse até os fundos da casa com um martelo e pregasse um prego na cerca. A princípio o menino ficou sem entender o sentido daquele pedido de seu pai. Passado alguns dias o menino reparou que haviam alguns pregos na cerca e ousou perguntar ao pai o motivo de tudo aquilo. Seu pai não explicou, mas fez um novo pedido, pediu ao filho que a cada arrependimento, a cada pedido de desculpas feito, a cada perdão que obtivesse das pessoas ele poderia retirar um prego da madeira. O menino tinha começado a entender o recado, mudou de comportamento e os pregos lentamente, passo-a-passo começaram a deixar a madeira, até que um dia não havia prego algum na madeira. Feliz foi compartilhar a alegria com o pai, pensava que a lição estava aprendida. Entretanto seu sábio pai o parabenizou e reconheceu o esforço do filho. Calmamente pegou na mão do filho e o levou até a cerca onde haviam alguns furos, resultado da extração dos pregos. O pai parou, olhou fixamente para os olhos de seu filho e disse: - Meu filho, aprendeste uma importante lição, mas saiba que apesar das desculpas, arrependimentos e perdão, você deixou marcas indeléveis em todas as pessoas que machucaste. Para isso não há remédio. Procure de agora em diante evitar colocar qualquer prego nessa madeira.

É mais ou menos essa situação que estou, coloquei muitos pregos em minha vida, consegui tirar alguns, tem outros que dificilmente conseguirei tirar e tenho a certeza que machuquei de forma indelével a pessoa a quem eu mais amo, onde apesar do perdão que tive, meu sentimento é que será impossível que a chama da pequena brasa que sobrou, tenha força para renovar os sentimentos destruídos.

DVM
Enviado por DVM em 14/12/2011
Código do texto: T3389218