O tempo
Um dia um jovem rapaz me dirigiu a palavra.
- O que você tanto olha para o relógio? - Perguntou.
- É que penso muito no tempo. E acho que ele corre mais que eu.
- Mas o tempo é a gente que faz. Se você olhar toda hora seu relógio vai achar mesmo que está perdendo tempo. Mas há algo que todos falam.
- O que? - Perguntei.
- Que quanto mais olhamos no relógio o tempo não passa.
- É mesmo.
- E, quando isso acontece parece que não passa mesmo. Sabe porque?
- Porque? - Perguntei.
- Tudo tem seu tempo. Você não pode querer que o tempo passe rápido na hora que deseja, porque simplesmente há tempo para tudo na vida. Se você está aqui é porque é para estar.
- É que não quero chegar atrasada para meu compromisso. E quero que o tempo não corra mesmo.
- Mas então você está nervosa para este compromisso.
- Como você sabe?
- Você me disse que não quer que o tempo passe. É sinal que tá nervosa e que sente receio perante este compromisso.
- Você é o que? Um psicólogo. - Eu sorri. - Porque é exatamente isso que estou sentindo. Talvez um medo aqui dentro e penso que ainda tenho tempo de pensar no que fazer.
- É para isso que está servindo esse tempo para você. Talvez para refletir sobre seu nevosismo, não é? E que será importante a decisão que você está prestes a tomar.
- Exatamente.
- Então aproveita o seu tempo. - Ele disse
Então o jovem rapaz sai e deu as costas. Ele fez uma pequena observação naquele momento que realmente me fez refletir sobre o tempo. Eu estava nervosa para um compromisso porque não sabia quais seriam as consequências dele. Por isso olhava no relógio constantemente para saber se a hora estava próxima, mas eu ficava mais nervosa ainda. Mas, pensando bem, me animei com o conselho do rapaz. Aproveitei positivamente para pensar e esquecer do compromisso que aconteceria de qualquer jeito, então para que ficar pensando nele e não pensar em outras coisas mais interessantes?