Agenda nova

Interessante como cada um vê o ano novo acontecer na sua vida.

Eu, particularmente, nunca me liguei realmente, nas comemorações do dia 31 de dezembro, com fogos, ceia, telefonemas, mensagens, crenças, ritos...

O ano novo, para mim, acontece, realmente, quando eu inicio a agenda nova – o que ocorre aproximadamente lá pelo dia 5 de janeiro. É quando acabou o ritmo frenético de festas, recepções, presentes, visitas, agitações.

Acho então tempo para começar a nova agenda – transpondo para ela anotações feitas em outros papéis, nos primeiros dias do ano. Sento-me e anoto o que de mais importante antevejo que vai acontecer no novo ano: os aniversários de pessoas queridas, batizados, casamentos, viagens, e também coisas menos interessantes como o pagamento de contas, compromissos de saúde e outras querelas.

A medida que vou anotando, sinto o clima de novo ano entrando em minha vida. Ao repassar os números de telefones e e-mails, eliminando alguns e acrescentando outros, sinto que estou realmente me despedindo de coisas velhas, cortando laços, apagando o que seria peso na nova jornada. Vou me sentindo estimulada, antevendo coisas que me esperam e acrescentando alguns pontos a projetos que, agora sim, começam a tomar forma. E eu, energizada, começo a tomar fôlego para empreender essa nova etapa da minha vida: Ano novo! Agenda nova!