<<< O MUNDO VIRTUAL >>>

Apenas algumas reflexões sobre o Mundo Virtual (sem a intenção de aqui discutir as vantagens e as desvantagens do mundo informatizado, que é assunto pra tese de doutorado).

====================================================

Fico refletindo sobre o mundo virtual - esse, que temos diante de nós, na telinha. Não nos dá flores, não sentimos o perfume de suas flores. Não nos dá o aconchego de um abraço. Não nos dá absolutamente nada. Nos dá tão somente letras. Letras e imagens. No entanto, nos sentimos, muitas vezes, "preenchidos" por essas letras e imagens. Imprimimos no fundo de nossos corações os bons dias, as boas noites, os beijos na alma, etc.etc. --- as amizades sem rosto e sem forma e o que está tão longe parece estar tão perto.... O mundo inteiro dentro de nossa casa -- e assim vamos suprindo uma parte de nós. Uma parte que precisa disso, não sei por quê. Talvez por que temos uma imperativa necessidade de ilusões. Precisamos do sonho. O mundo tornou-se uma grande tela, cheia de letras e imagens, compondo o mosaico de parte de nossos sonhos. - Perigoso e estimulante, ficamos divididos entre a cruz e o abismo. Resta-nos ter o equilibrio necessário para aqui mesmo, separar o joio do trigo, a luz das trevas - E como isto é difícil!! -- Como dizia Saint-Exupéry: "Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar companheiros". Mas ainda assim, acredito no milagre de se poder enxergar acima da montanha, e bem vislumbrar o horizonte. Que pode estar num bom dia na telinha, assim como no sorriso de uma criança que por mim passa quando estou a caminho do trabalho. O importante é trilhar, como disse Buda, o caminho do meio - o equilibrio é fundamental. Mas eu ainda prefiro o sorriso de uma criança, a cores e ao vivo.

***************************************************

P.S. Estou dando uma pausa nas postagens no Recanto.

Um abraço a todos que passarem por aqui.

Até breve.