Não podem tirar de você

Certa feita, os idos de 1992, meu saudoso pai, voltando do plantão na delegacia, me encontrou fazendo minhas as lições de casa. Ao perceber minha revolta com tanta tarefa, me interpelou:

- Filho, nesta vida, podem tirar tudo de você, exceto duas coisas.

Estranhando sua atitude, pois, sempre chegava cansado e ia direto para cama, parei o que estava fazendo e perguntei:

- Quais!?

Ele sentou ao meu lado e olhando para mim como nunca tinha olhado, prosseguiu:

- Uma delas é a SAÚDE, que só vai embora se você não cuidar direito dela. Então, se ALIMENTE corretamente. Coma o que quiser, mas o necessário e nas horas certas. DURMA bem, pelo tempo que seu corpo precisar. Assim poderá gerar as resistências para enfrentar o dia-a-dia. SORRIA sempre, quando tiver vontade. Mantenha o bom humor também, pois, não é possível antever o que está por vir (se depois ainda haverão motivos para se alegrar).

Curioso e muito espantado com seu comportamento, indaguei:

- Pai, e a segunda, qual é?

Vendo meu interesse, o velho policial respondeu, com um tímido sorriso:

- A outra é o CONHECIMENTO. Ele nunca te abandonará e te seguirá por onde quer que você vá. Portanto, LEIA bastante, sobre o que gosta e, também, o que não gosta, para ter mais temas sob o seu domínio. O segredo não é a especialização num assunto, mas sim saber sobre tudo, o suficiente para não ser enganado por ninguém. ESCUTE aos mestres e, também, os mais experientes. Assim, aumentará seu poder de avaliação de suas atitudes e no futuro prever resultados. EXPERIMENTE seus conhecimentos quando houver oportunidade. Tire suas próprias conclusões e produza também o conhecimento. Desta forma, ele se tornará maior e mais forte, a cada experiência vivida. Ah! ESTUDE! O tempo todo, sempre, enquanto puder se entregue aos estudos. Isto porque poderá sentir muita falta disso, quando ficar adulto e enfrentar a competição que há lá fora, no mundo.

Fiquei atônito, porque nunca havíamos conversado assim. Até meus 16 anos, poucos momentos tive sua atenção, além das disciplinas que usualmente me aplicava. Meu pai se dedicava muito ao trabalho e pouco para a família, menos ainda para mim que, embora sendo o único filho homem, estava no meio entre duas irmãs. Não consegui falar nada. Marejei meus olhos, senti uma lágrima querendo escapar. Vendo isso, ele colocou a mão no meu rosto e concluiu:

- Aproveite sua saúde e seu conhecimento filho, com SABEDORIA. Sem ela os dois não se formam, nem se mantêm.

Então se levantou, me deu um beijo na testa, coisa que poucas vezes fez, e se recolheu ao quarto.

Naquela semana, no dia frio de 17 de Julho, Deus ceifou, aos 43 anos, a vida daquele homem, prematuramente em razão de um infarto.

Hoje, me sinto no dever, mas com muita satisfação e responsabilidade, de levar este ensinamento a todos.

Pautei minha vida através daquelas sábias palavras e tenho as buscado cumprir, à risca. Espero que meu filho também seja um condutor desta magnífica lição de casa.