A religião dos homens
Não creio em religiões construídas por homens, mas naquela que provém de Deus, do seu filho Jesus Cristo e da ação do Espírito Santo.
Penso que o "Mal" não é um ser ou uma entidade de tridente, capa vemelha e rabo. A maldade está nas atitudes. As pessoas que permitem espaço para a maldade, a usam para justificar seus interesses, erros ou a consequência destes. Bondade é a ausência de maldade.
Já a fé é algo como o dom de discernir sobre o que sente, em todos os sentidos e faculdades. Todos sabemos o que é quando aprendemos com exemplos e estudos, mas pouco realmente construímos sobre o entendimento do motivo da existência e passagem humana nesta realidade.
Prefiro ser fiel, ter uma crença, estar ligado por uma fé ao Criador de todas as coisas, Arquiteto das diferenças, esquadrinhador da pista de dificuldades que nos testa diariamente, que nos permite escolher, decidir.
Viver não é fácil, ainda mais num mundo de tantas opções e ao mesmo tempo tão restritas a momentos personalisados. Do animal ao ser social, a religião firmou alicerce para um salutar relacionamento nas sociedades, ao tempo que justificou guerras e muitas matanças, em nome do Pai.
Onde reside a verdadeira religião? Acredito que estaria no reconhecimento da existência da distinção dos homens, cada qual com sua interpretação de vida ideal, refletida em suas crenças.
De um lado, os cietistas, historiadores e tantos outros céticos. Do outro, os teólogos, as igrejas e os fiéis religiosos. Um embate de dados, provas, conhecimentos, entendimentos, interpretações, interesses e de fé... Fé?! Quem estará certo?! Eu sei que estou do meu lado certo... e você?! É mais necessário que uma religião, ter fé!