Eu Já Disse Não!

Para nós, uma das coisas mais frustrantes que existe resume-se na palavra NÃO. De imediato ela tem o poder de nos fazer sentir impotentes e incapazes, pois na maioria dos casos, pedimos algo a alguém quando não somos capazes de realizá-lo, ou quando temos que respeitar uma hierarquia e que estamos abaixo da pessoa a quem solicitamos. Existem também, outras particularidades, mas é melhor não nos prendermos a elas. Analisando o comportamento das pessoas, notamos que existem reações adversas, algumas pessoas se irritam, outras se calam, outras tentam argumentar e convencer. Entretanto, se buscarmos nos concentrar no lado positivo em receber um NÃO perceberemos que ele contribui para o nosso amadurecimento, pois quando nos é negado algo, de imediato paramos para pensar na real importância daquilo.

Então, sem generalizar podemos dizer que as pessoas que se irritam e se enfurecem são as que acreditam que aquilo realmente é necessário e não aceitam ser contrariadas quanto a isso, as pessoas que se calam, geralmente percebem que aquilo realmente não tem tanta importância como elas acreditavam e, portanto receber essa resposta teve um resultado positivo em seu amadurecimento. E aquelas que tentam argumentar, são as que já analisaram a importância da concessão do pedido e após a análise continuam a crer que é realmente de suma importância, dessa forma, tentam argumentar para que talvez assim conseguirem alcançar o que desejam.

De modo geral, o NÃO é necessário para obter-se maior reflexão sobre o real valor das coisas que acreditamos ser importantes para nós, às vezes recebê-lo faz com que percebamos a inutilidade que isso representaria, e por mais que não assumamos isso a quem nos negou, interiormente nos sentimos gratos por isso, e acabamos com a continuidade com que ocorre essa situação, aprendendo a solicitar apenas o que realmente importa e dar o devido valor as coisas.

Karoline de Oliveira

22-07-10