Qual o valor da Felicidade?
Escolher uma profissão em um mundo capitalista,não é uma tarefa fácil.Estamos imersos em diversas propostas ilusórias de um padrão de vida perfeito que inclui,um bom salário,uma vida social estável,riquezas,amigos,festas e etc.Até que ponto vale a pena abrir mão daquilo que gostamos por dinheiro ?
Não é novidade para ninguém que,o mundo hoje em dia gira em torno do capitalismo.Perdeu-se quase que por completo, o prazer em exercer uma profissão,para dar espaço à aquilo que dá mais dinheiro e que garante uma maior estabilidade financeira.As pessoas não se importam mais com a sua realização pessoal,pensam apenas em satisfazer desejos momentâneos,ter o carro do ano,casa na praia,viajens para o exterior.Não que seja errado desejar isso,mas será que tudo isso é mais importante que a nossa felicidade?
Escolher uma profissão apenas por seu salário,implica que,devemos passar a maior parte de nossos dias,insatisfeitos pois não sentimos prazer em realizar tal tarefa,para assim no final do mês recebermos o tão sonhado pagamento e gasta-lo em coisas que nos proporcionarão míseros momentos de 'felicidade'.
Será que isso é melhor do que,ser feliz e realizado durante todos os nossos dias durante o mês e ao chegar ao fim dele,poder contar com uma gratificação por termos feito aquilo que gostamos? Podendo sustentar nossas familias e até comprar coisas que podemos considerar supérfluas,mas que se forem de nosso agrado,poderemos adquiri-las,claro que com cautela.
Porque na verdade,todo essa ânsia pelo dinheiro é uma manipulação feita para que as pessoas percam os seus valores e se prendam e se tornem parte da grande engrenagem ardilosa que é o capitalismo e,como se não bastasse as igrejas se adequaram ao sistema também,fazendo com que as pessoas não tenham peso em sua consciência por praticar coisas que,antigamente eram pecado,como a ambição.
As pessoas que pensam:" Ah,eu não quero ser empregado,eu quero ser patrão".São na verdade,peças do sistema capitalista,e se tornam muitas vezes mais infelizes do que os seus empregados,que recebem muito menos de 1/3 que seus patrões e conseguem ser felizes,ter uma vida digna e se sentem realizados.Já os seus patrões,procuram psicanalistas para descobrirem quem realmente são,pois ao chegar ao um determinado estágio da sua vida,já não se reconhecem mais.
(Karoline de O. )