Crenças ao chão":oh Santa Marcelina"

Doze anos colégio de freira,três aulas semanais de religião,a fé vai sendo substituida lentamente pela dúvida.Fatos religiosos não podem ser questionados,tem que serem aceitos e ponto.Por que?

Desde criança, após essas aulas, ficava me questionando sobre os dogmas da igreja católica, entre tantos: Deus é eterno,Santíssima Trindade,tudo o que existe foi criado por Deus a partir do nada ,o pecado de Adão se propaga a todos seus descendentes por geração, não por imitação , igreja é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes, a Imaculada Conceição de Maria ...

Mas , entre todas as aulas, por que só nessa não podia raciocinar e usar a lógica?" Os cientistas não seguram suas mãos todo domingo, cantando,a gravidade existe".Lembro-me da irmã Zelia de olhos arregalados,quase babando de raiva quando lhe fiz algumas perguntas para esclarecimento próprio,isso na sétima serie ;-"Menina, a maior arma do DEMÔNIO e fazer os outros acreditarem que ele não existe".Fiquei três noites sem dormir com medo do tal capeta,santa ingenuidade.

Uma vez a diretora ,irmã Leonilda num dos seus longos sermões ,me falou:"_Jesus me chamou para ser sua esposa,sou a mulher de jesus", daí eu então, que me sentia tão próxima dessa figura da santissíma trindade fiquei inconformada ,como podia "Ele" escolher aquela mulher ,que para mim era sinônimo do que tinha de mais assustador nesse mundo?

Mais o mundo era muito maior que o Santa e muitos livros mais esclarecedores que a Biblía ,um novo mundo surge a frente, menos encantado e muito mais compreensível.

É fácil acreditar em um deus quando se tem tudo, com um conformismo idiota aceitar a fome alheia, tanta desigualdade,usar e abusar do mundo, como se esse fosse um presente a nós de um ser superior,é fácil orar por um mundo melhor o difícil e por a mão na massa e cosntruir um mundo melhor,subtraindo desse feito qualquer esperança de"recompensa divina".

Velas a lucidez!!!

Flávia Martin
Enviado por Flávia Martin em 19/11/2011
Reeditado em 19/11/2011
Código do texto: T3344553
Classificação de conteúdo: seguro