Patria das chuteiras

Desde que o mundo é mundo, tudo que é bom sai do Brasil; voluntariamente ou não. Diamantes afanados pela coroa portuguesa, tráfico indígena e agora em pleno Século XXI, o Brasil exporta chuteiras.

Creio que o futebol é uma mera desculpa para acalmar as massas e justificar que o país é bom em alguma coisa, afinal, após 500 anos de exploração - e cá pra nós, ainda somos explorados, mas, isso não vem ao caso agora - deviamos ter algo de bom pra compensar.

O País do futebol arte é o nosso, com alguns dos jogadores mais bem pagos do mundo e que quase sempre acabam sendo tentados a irem jogar seu 'futebol arte' em algum clube europeu em troca de uma pequena fortuna paga por algum grande patrocinador.

- Sejam bem-vindos ao mundo capitalista!

Após jogarem futebol por anos no exterior e estarem completamente desgastados, nossos compatriotas retornam pra sua terra natal para jogar em um time 'meia-boca' desses.

Quer dizer: Não investimos na educação, o povo não precisa disso. O povo precisa é de futebol! Em um país em que pouco se investe em educação, em que se tem salas de aula sem carteiras para os alunos, e falta inclusive merenda nos refeitórios das escolas... Flertamos com salários astronômicos de deputados, ministros e tambem, é claro dos jogadores de futebol. E enquanto isso... Lá, na pátria das chuteiras, temos campos de futebol de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí; e as bolas?

- Ah! Essas nunca faltam...

Marcos Tinguah Vinicius
Enviado por Marcos Tinguah Vinicius em 16/11/2011
Código do texto: T3340009
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.