Sou um ignorante



Sou um ignorante que busca sinceramente algum conhecimento.
Quanto mais eu acredito que obtenho estes conhecimentos, mais tenho a nítida “certeza” que muito mais ainda me falta compreender.
 
Hoje creio que sempre serei um ignorante em inúmeros conhecimentos, mas espero muito não ser levado pela presunção ou pela prepotência de que conheço tudo de algo. No fundo posso conhecer apenas o que refuto, sem jamais ter a certeza absoluta de qualquer coisa.
 
Sou imperfeito e incapaz mental e biologicamente para ter a certeza absoluta sobre algo, muito menos sobre tudo, mas isto não deve me impedir de continuar buscando o conhecimento, deve sim me dar a medida certa de ceticismo para duvidar do improvável e nunca aceitar o meramente revelado.
 
Certeza? Apenas a de que um dia morrerei, mas mesmo esta é uma certeza que não poderei provar, uma vez que em vida não sei o que é a morte, e depois de morto não tenho como senti-la, muito menos como prová-la, posso no muito sentir que estou morrendo, mas enquanto sinto ainda não morri, depois de morto nada mais sinto, mas mesmo assim creio que morrerei, posto que por indução total, todos que nasceram morreram. Seria eu uma refutação para tal assertiva? Sinceramente não creio.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/11/2011
Reeditado em 14/11/2011
Código do texto: T3335472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.