Quanto vale o amor?

Ah o amor! Tão lindo, tão importante, e as pessoas tentam negociá-lo, tentam comprá-lo, como se fosse um produto qualquer em uma prateleira qualquer de um mercado qualquer. Conseguem comprar o prazer momentâneo, os beijos forçados, o sexo fingido, algo tão superficial que chega a enojar depois que passa. E é algo tão rápido que chego a sentir pena dessas pessoas, pois elas nunca irão conseguir comprar o amor verdadeiro.

O amor vale o sacrifício, vale a luta. Vale a força que nos faz perseverar.

É muito mais precioso que os dizeres “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”, o amor verdadeiro é a encarnação e a prática dessas palavras por quem se compromete em dizer.

O amor vale a eternidade. Sei que nada é eterno, mas quem ama vive cada instante como se fosse uma eternidade, vale o “vou te amar pra sempre”, mesmo sabendo que o sempre um dia pode acabar.

Vale a dor da perda, da partida, vale o nó na garganta quando escutamos sair da boca de quem tanto amamos as seguintes palavras: “eu não posso mais prosseguir com você”. E prosseguimos... sozinhos, passos forçados, sem olhar para traz... o amor vale o nosso orgulho.

Vale as margaridas roubadas no jardim do vizinho. Vale as loucuras mais simples ou exageradas.

Vale o abraço que aperta contra o peito, que mata a saudade, que afaga e acolhe entre os braços e diz “eu jamais te abandonarei”. Vale a pergunta “Você ainda vai me amar amanhã de manhã?” e em seguida a resposta “Não só amanhã pela manhã, mas por todos os dias da minha vida”.

Vale a surpresa, pois ele não espera nada em troca. E se surpreende com aquilo que é real, simples e significativo. Vale a alegria, o olhar encantador, a emoção das palavras sinceras, vale a tristeza, vale a saudade, vale as lágrimas.

É mais valioso do que aquilo que imaginamos, mais importante do que aquilo que esperamos, mas especial do que aquilo que planejamos e mais forte do que aquilo que pedimos. E por ser assim, ele também exige muito, e esse é um preço que a maioria das pessoas não estão dispostas a pagar... é por essa razão que o amor é para poucos.

Vale o sorriso, quando na verdade a vontade era de gritar e chorar. Ser forte nos momentos de fraqueza e não desistir enquanto muitos estão se jogando no fundo do poço.

O amor tem o poder de transformar as pessoas, de tornar sentimentos ruins em bons, de fazer dos nossos maiores problemas algo tão insignificante. Nos faz ter uma nova percepção de vida, pois conseguimos voar sem tirar os pés do chão... mas também pode ser o contrário, pode nos levar ao inferno em poucos segundos e destruir nossos sonhos. É lindo e perigoso, é preciso ter cuidado!

O amor vale tanto. Vale tudo que o dinheiro não pode comprar. Vale a liberdade. E mesmo livres, ficamos presos a quem amamos, não que sejamos insanos, mas porque o amor tem o poder de unir, de atrair, e mesmo sem nos pedir, queremos ficar perto de quem amamos cada instante que for possível.

Vale a vida que vem, vale a vida que vai. O nascimento e a morte. Vale um menino em uma manjedoura tendo as estrelas como presente, vale um homem pregado numa cruz entregue a morte em meio a dor e a humilhação.

Você ainda tem certeza que ama? Sabe que o amor exige um preço e está disposto a pagar isso? Então parabéns, o amor é para os fortes. As possibilidades de você chorar em meio ao caminho são reais, mas é muito mais provável que os sorrisos sejam mais constantes e duradouros. E o melhor de tudo não é agora, o melhor é que ao final de sua vida você certamente perceberá que a sua vida foi a melhor que já passou pela terra, pois você teve coragem suficiente para mergulhar no mais profundo dos sentimentos, e com certeza irá dizer: Amar vale a pena!