COMENSALISMO HUMANO

Sem me ater na ciência, mas apenas usando um conceito, comensalismo é uma relação entre espécies quando uma se alimenta dos restos alimentares da outra.

Veja, a leoa caça a zebra, come o que lhe importa e dá aos seus o que lhes é necessário, vai embora e abandona os restos. Logo vem o Abutri e a Hiena e se fartam dos restos de comida da leoa e do seu grupo.

Justo? Talvez para eles sim, mas para nós homens jamais.

Sempre, diariamente pessoas tem vivido como hienas, que comem nossos restos. Não apenas apenas aqueles restos de comida que você joga no lixo e que depois fermentam na barriga de muita gente que se alimenta deles, mas também pessoas que comem nossos restos de respeito, nossos restos de dignidade, nossos restos de amor.

Os lixos da vida estão abarrotados de resto de carinho que negamos aos mendigos, de resto de respeito que negamos aos negros, de resto de confiança que negamos ao que estão pagando suas penas na cadeia, de restos de comida, comida mesmo, que saem das nossas mesas para a boca de pessoas que só tem aquilo pra comer.

Como ainda dormem, ó leões, tendo paz, sabendo que hienas-homens, abutres-meninos comerão os restos de dignidade que jogaste fora, no lixo da vida ????

Somos como animais, que vivem no comensalismo, só que conosco é um comensalismo urbano, irresponsável, pq leão não deixa resto pra leão, mas sim pra hiena, e nós homem temos a coragem de dar restos para quem é como nós, igual a nós, para quem é nós.

Mudar isso? Talvez nunca, pois falar é facil, dificil é abraçar e amar esses que estão nas ruas.

Culpar o sistema, o capitalismo é simples, alias, sempre é facil achar culpados; difícil é tomar a culpa e não esquecer que até mesmo aquela pequena uva que se estraga na geladeira poderia servir de alimento pra alguém.

Não deixe quem é como você viver de restos. Ame, doe, respeite, converse, pois eles merecem mais que os restos de nossas palavras -não tenho, já ajudo outros, ele fede, coitado...- eles merecem aquilo que vc daria ao eu filho, pai, irmão, amigo, pois o coração deles batem que nem o seu, e sente como o seu.

Comensalismo humano, tô fora!

Dion Lenon Almeida
Enviado por Dion Lenon Almeida em 05/11/2011
Reeditado em 05/11/2011
Código do texto: T3319129
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.