Finados.
É com sol que o grande dia dos finados nos dá bom dia. Aqui estamos diante de mais um dia criado pela sociedade para arrecadar dinheiro fácil da grande massa da população em diversidades de flores.
Sem ao menos perceber estamos diante de uma grande tradição que pouco sabe se ao respeito, um verdadeiro teatro, formado ali perante o corpo de quem já não se encontra mais. Pouco a pouco cada cidadão é destinado a mostrar sua gratidão e lembrança revertida em flores ao cemitério na tumba de cada antepassado.
O mais triste é que o motivo maior é a vergonha de deixar uma tumba sem flor, enquanto todas estão cobertas das mais diversas e belas flores. E o pensamento que invade algumas mentes pequenas é o mesmo: ‘’E o que os outros iram pensar de mim e da minha família? ‘’
O valor foi esquecido e mais uma vez a sociedade ultrapassa o verdadeiro sentido. Todo dia deveria ser dia daqueles que não caminham mais junto aos nossos passos. Não precisamos encher aquelas velhas tumba de flores para prestar alguma homenagem, ali já não reside mais alma.
O valor está naquelas velhas lembranças que te arranca sorrisos ao lembrar-se daquele velho amigo que hoje mora entre as estrelas, o valor esta na oração do silencio de cada coração de saudade. O valor está no respeito que faz perante a distância, o valor está nas lembranças dos bons momentos, o valor está na pratica de aprendizado que eles te ensinaram com a experiência de vida, aquele velho e bom carinho. O valor está nos sentimentos revertidos em orações no intimo de cada ser. O valor não está nas coisas superfúras e materiais.
Aquelas lindas flores murcharam com o passar do tempo, e junto com elas o valor daquele dia criado vai ficando para trás , caindo no esquecimento novamente.
O tempo é dono de tudo que é passageiro e das coisas banais da vida, ele passa e ele leva. Se apegue aquilo que é eterno, e a única coisa ETERNA, são os sentimentos e lembranças guardadas no seu coração. Poupe suas flores e redobre suas orações com lembranças.