Qual é a sua identidade? Você é Livre?

Às vezes é mais fácil fazer o que todo mundo faz...

Ser diferente numa sociedade inescrupulosa é tarefa para poucos, tamanha ousadia só é alcançada por mentes livres; que não foram afetadas pela necessidade de ser aceito em determinados grupos.

Os nossos valores valem muito mais que uma irrelevante aceitação de pessoas que não sabem ao menos discernir entre o certo e o errado. Aliás, não sabem definir o conceito de liberdade.

Ser livre é ser consciente do que realmente somos e almejamos ser.

A liberdade nos permite questionar os fatos antes mesmo de serem executados. Proporciona-nos uma liberdade no lugar onde a maioria das pessoas são escravos: na mente. A verdadeira liberdade nos permite ser nômades no mundo das idéias. Permite-nos questionar as “verdades sistemáticas” que são bombardeadas diariamente nas nossas mentes.

A sociedade inserida no mundo das máscaras tem formado pessoas sem identidade, sem opinião própria, pessoas que contracenam vinte e quatro horas por dia, pois até nos momentos que se encontram sozinhas em seus quartos procuram esconder sua face do espelho.

Vivemos numa sociedade de alcoólatras, drogados, pedófilos, estupradores, adúlteros, corruptos, bandidos, assassinos e psicopatas que se dizem livres. Que liberdade é essa que os aprisionam?

Ser livre é ser responsável. Um jovem embriagado que dirige acima do limite de velocidade e causa um acidente fatal, é o mesmo jovem que fora agredido com a ideia de que se fazer o que tem vontade é liberdade.

O idoso que tem relações sexuais com crianças, é o mesmo idoso que acreditou na ideia de que os tempos mudaram, é preciso inovar, fazer a vida valer à pena. Viver a liberdade de “espírito”.

A gravidez precoce é o resultado da estupidez de que o sexo é sinônimo de maturidade, quem não faz é ridicularizado, não é maturo.

As mulheres mais vividas reclamam dos homens cafajestes, porém ensinam seus filhos a serem os homens que elas tanto condenam. Dizem a eles: Filhos aproveitem a vida, nada de se casar muito cedo, aliás, melhor seriam que não se casassem, pois o casamento é uma “prisão”.

A liberdade de escolher amar a mesma pessoa todos os dias é considerado “prisão” para os insensíveis, que confundem paixão com amor.

A liberdade em se perdoar o próximo é considerado loucura para os que se acham aptos a sentenciarem o seu semelhante.

A liberdade artificial deixou as pessoas reféns de si mesmas. Diariamente são obrigadas a colocarem suas máscaras antes de saírem de casa. Pois a liberdade da espontaneidade fora roubada pela obrigação do “se mostrar”.

Pena que muitos destes são os mesmos que no final de ano comemoram o nascimento do homem mais livre que já existiu na face da terra: Jesus Cristo. Se todos refletissem a respeito deste homem, talvez assim, mudariam o conceito que teem de liberdade. Mas infelizmente nem no Natal fazem essa reflexão, pois estão nos shoppings fazendo compras.

A verdadeira liberdade só é encontrada em Cristo. A verdadeira identidade está em suas mãos, somente aqueles que o procuram são capazes de encontrar.

A liberdade de Cristo confunde os "livres". Pois sua liberdade é tão eloqüente que deixa o lunático, sóbrio, e o sóbrio, lunático!

Luciano Cavalcante
Enviado por Luciano Cavalcante em 02/11/2011
Reeditado em 12/10/2014
Código do texto: T3312008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.