Quando a piada perde a graça!
Nomes Memoráveis da comedia, como Mazaropi, trapalhões, a fabrica de humoristas do nosso Carlos Alberto de Nóbrega podem estar com seus dias contados.
É uma pena que ultimamente as pessoas andam tão sensíveis, sentem-se constantemente ofendidas ou agredidas por piadas, caricaturas ou alguns tipos de brincadeiras. A falta de senso de humor ou critica exagerada incita a violência com facilidade, ainda mais quando é para se julgar uma piada de mau gosto.
Durante o Regime Militar, todos tiveram ações censuradas, após a promulgação do Al-5, qualquer veiculo de comunicação deveria ter sua pauta previamente aprovada e sujeita a inspeção de agentes locais, artistas sofrerão de 1964 – 1985 censuras em suas artes, assim como Caetano, Chico Buarque, Kid Abelha e mais uma série de grandes nomes.
Nossos humoristas hoje estão tendo de ser politicamente corretos e de preferência, com algum engajamento social.
O humor não deve ser respeitoso, pois é ai que vemos a liberdade de expressão de que todos falam. Qualquer cidadão tem o direito de não gostar de uma piada –Por isso viva a liberdade de expressão! Correto?
A piada sempre é a perversão, a critica política, a sociedade degradante... Quem odiamos nos tempos modernos são os principais motivos para se realizar uma troça.
A piada só funciona, quando expõe algo que todos querem esconder, fica mais engraçada quando satiriza quem amamos! Ídolos do cinema, do teatro, da mídia, familiares e ETC.
Os preconceitos estão banidos, ninguém mais é preconceituoso com ninguém e vivemos um mundo perfeito, correto? Então não podemos mais rir deles!
Mas por exemplo: Essa semana assisti a participação do humorista Marcelo Marrom em um programa de televisão, onde ele satirizava os negros, a mudança de nomenclatura para a raça negra como afro descendente.
Ele sendo negro, satirizando sua raça, não é preconceito! Agora se um branco fizesse uma piada sobre negros ou visse e versa, se enquadraria como um ato de racismo e preconceito.
Piadas com homossexuais, nem pensar! As defesas freqüentes são: Piadas sobre mulheres é que agora que conseguiu diminuir o índice de violência doméstica as piadas podem ofender e desmoralizar a classe. Piadas com Gays, agora que estão conquistando seus direitos de igualdade perante todos e assim por diante...
Todos temos direitos iguais, e deveres! Só que antes de realizarmos uma critica ou uma censura, temos de nos avaliar como pessoas, fazer uma auto critica.
Reclamar dos roubos governamentais e protestar contra a corrupção é o que mais se houve na mídia hoje em dia, mas temos de avaliar se estamos agindo certo. Será que o Brasileiro não deveria ser conhecido como aquele que sempre tenta se dar bem em determinadas situações? Levar a melhor? A pirataria que vos diga!
A mídia também contribui para o sensacionalismo encima destes tabus. Solicitar a retirada de um quadro do programa Zorra Total sobre a alegação de incitação a violência sexual contra as mulheres no metro, assim como impedir que mulheres participem de comerciais de Lingerie por estar contra aos padrões sociais!
Já se perguntou quem cria os tabus? Sou gordo e adoro ouvir e ver piadas sobre gordos... Não me sinto ofendido quando uma piada se depara com minha realidade, pois como disse, a piada quando inusitada ou inesperada, se torna ainda mais engraçada e temos que aprender a rir de nós mesmos, afinal estamos no pais do samba, enquanto muitos morrem de fome e com a desigualdade social, estamos correndo feitos baratas tontas e comemorando o gasto de Bilhões de reais de nossos impostos em construções para sediar a Copa de 2014... E se você não reparou, o índice de pessoas com menor condições sociais estão desaparecendo, e não por que estão crescendo economicamente, mas sim por que estão morrendo por falta de atendimento nos hospitais e assistências básicas fisiológicas para nossa sobrevivência.
Afinal, nossos governantes são pagos para tomarem decisões por nós, pois os elegemos em um sistema sem corrupção e sem propinas eleitorais, pois estamos em uma democracia legal! Será?