Críticas, Religião, Evolução...

As pessoas criticam as outras, porque não vêem a si mesmas.

Penso isso no sentido de que, o tempo que se disperdiça achando defeitos na vida alheia, poderíamos estar buscando situações que nos ajudassem a evoluir enquanto ser humano. Mas a condição de crítica, nos dá o oposto. Ela nos sugere que diante à crítica feita, somos impecáveis enquanto o outro é faltante. Sendo assim, na minha opinião, se olharmos para nós enquanto seres imperfeitos ao invés de olharmos as imperfeições do outro, podemos caminhar em direção à sabedoria e à evolução.

Penso também que nosso dicionário é dotado de milhares de palavras e, portanto, temos à disposição milhões de jeitos para encaixá-las, bem como milhares de atitudes que podemos tomar diante de um mesmo acontecimento.

Tomamos por figura um Deus, seja ele em forma de palavra, como exemplo de atitude, de personalidade ou de razão. Tudo que ele nos diz, independentemente da religião que cremos, menciona algo em prol de nossa evolução. Se cremos numa figura de tamanha importância e influência em nossas vidas - inclusive aos que não são impecáveis fiéis -, por que não refletirmos suas palavras, atitudes, personalidade, sabedoria e as fazermos jus?

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Fazendo jus a essas palavras, ainda temos espaço para a crítica?

Vinicius de Freitas Carneiro
Enviado por Vinicius de Freitas Carneiro em 24/10/2011
Código do texto: T3295601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.