TÍTULO ? SÓ NO FINAL

ALGUNS ANOS ATRÁS...

SALA DE AULA...

AULA NOTURNA.

O AMBIENTE SERIA TRANQUILO, NÃO FORA O ENFADONHO

CHORO DAS PÁS DO VENTILADOR DE TETO. COMO AQUILO,

AINDA NÃO DESPENCARA DALI ?

NÃO ME LEMBRO SE AQUELA NOITE, ERA UMA DAQUELAS "NOITES DE CARTÃO POSTAL". NA REALIDADE, POUCA DIFERENÇA FARIA, POIS, DENTRO DE UMA SALA DE AULA, COMO EU PODERIA CONTEMPLAR A LUA, AS ESTRELAS, OU MESMO, SENTIR O FRESCOR REPOUSANTE DA NOITE ?

SILÊNCIO MINHA MENTE... CALEM-SE PENSAMENTOS, POIS, MADALENA, A GRANDE MESTRA, VAI FALAR...

APÓS A LEITURA DE UM TEXTO, BATE PAPO E EXPLICAÇÕES ACERCA DE VOCÁBULO, A MESTRA, ENTREGA A CADA UM DOS PRESENTES, UMA FOLHA, NA QUAL, CADA UM DOS AGRACIADOS, ESCREVERIA UM VOCÁBULO. QUALQUER UM.

SIMPLES, NÃO É MESMO ? N Ã O ! ! !

APÓS TOMAR EM MINHAS MÃOS A CHAVE DO PORTAL QUE ME LEVARIA PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS, VÍ QUE NÃO SERIA TÃO SIMPLES ASSIM. REITERO A MINHA NEGATIVA. NÃO... NÃO... NÃO...

CARO LEITOR, VOCÊ SABE O QUE É AUTO SEQUESTRO MENTAL ? POIS...

REPOUSEI A FOLHA SOBRE A CARTEIRA...

OLHEI-A, OLHEI-A, E NECAS...

ATÔNITO, ME VÍ EM POLVOROSA. ME SENTÍ COMO UM RIO SEM VAZÃO... INERTE...

TOMADO PELA IRRITAÇÃO, PELO DESCONFORTO GERAL, VEIO O DESALENTO MARTELAR E OFUSCAR A TÊNUE LUZ DA MINHA MENTE.

QUAL NAUFRAGO ERRANTE, BUSQUEI NUM ÚLTIMO ESFORÇO, SOCORRER-ME JUNTO AO MEU ESPÍRITO, POIS, A MENTE, PARECIA TER ME ABANDONADO.

SILENCIOSAMENTE, CLAMEI POR MIM MESMO... E AGUARDEI...

SEGUNDOS PARECERAM SÉCULOS. ATÉ QUE, COMO NUM PASSE DE MÁGICA, ALGO VISCERAL, ECLODIU...

PARECIA ALGO TÃO PEQUENO COMO UM DÉBIL GEMIDO. DEPOIS, COMO NUM CRESCENTE QUAL LAVA VULCÂNICA, A COISA SE ENCORPOU TOMANDO O MEU CÉREBRO E... UFA ! ! !

A NÉVOA QUE CONTRIBUIRA PARA O AUTO SEQUESTRO MENTAL, DISSIPOU-SE, E, EU VÍ, SENTÍ E COMPREENDÍ O QUE ESTAVA DIANTE DE MIM. UMA FOLHA... NÃO SIMPLESMENTE UMA FOLHA, MAS, A FOLHA. AQUELA MESMA, QUE A MINHA MENTE PRECONCEITUOSA, NÃO PERCEBEU, NÃO DEU O DEVIDO VALOR, E, MERECIDAMENTE...¨BAILOU¨.

A OUTRORA MINHA FOLHA, AGORA, JÁ NÃO ERA MAIS SÓ MINHA. TAMBÉM NÃO ERA MAIS APENAS UMA FOLHA BRANCA, E, SIM, VÁRIAS FOLHAS DE FORMAS E TAMANHOS DIFERENTES E MULTICOLOR.

QUE FOLHAS MAIS, EU TERIA AGORA ?

FOLHA - ¨ORGÃO LAMINAR E VERDE DAS PLANTAS QUE NASCE NOS GALHOS E RAMOS;

FOLHAS QUE AMARRAM - BARBANTE E SISAL;

FOLHA DE PORTA E DE JANELA;

FOLHA DE PAPELÃO;

FOLHA DE ZINCO;

FOLHA DE OURO OU DE PRATA;

FOLHA DE CHEQUE;

FOLHA CORRIDA - CERTIDÃO QUE ATESTA A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE CRIMES;

FOLHAS QUE ALIMENTAM E QUE CURAM;

FOLHAS DE PAPIRO;

FOLHA DE PAPEL ALMAÇO; DE SEDA; DE ALUMÍNIO; DE FLANDRES¨...

DENTRE TODAS, ME APAIXONEI PELA MINHA FOLHA E PELAS FOLHAS QUE CAEM DAS ÁRVORES, E, LEVADAS PELO VENTO, JUNTAM-SE E FORMAM CONFORTÁVEIS COLCHÕES PARA ALGUNS ANDARILHOS E PARA OS ANIMAIS DA MATA, OU, CASO CONTINUEM VOANDO VADIAS, BRINCANDO COM O VENTO, QUEM SABE, AOS OLHOS ATENTOS DO POETA OU DO ESCRITOR, TORNAM-SE UM BELO POEMA OU CONTO...

VOU PARAR POR AQUI, MAS, SUGIRO QUE VOCÊ, CARO LEITOR QUE CHEGOU AGORA, CONTINUES VIAJANDO, POIS, EXISTEM MUITAS OUTRAS FOLHAS PARA VOCÊ VER, CONHECER E SE ENCANTAR...

QUEM SABE VOCÊ ENCONTRE A SUA FOLHA DE ROSTO...

ABAIXO, ME PERMITO QUEBRAR AS REGRAS, E, COLOCAR O SINGELO TÍTULO PARA APRECIAÇÃO DE TODOS OS QUE POR VENTURA, LEREM E VIAJAREM NO UNIVERSO DA

F O L H A

MORACY GOMES FILHO
Enviado por MORACY GOMES FILHO em 15/10/2011
Código do texto: T3278211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.