ESTAR ATENTO É PRECISO

Quando vires, na natureza, dois animais se debatendo, presta atenção, pois teus olhos e teus ouvidos podem te enganar: às vezes não são dois iguais; às vezes um é presa, outro, predador; mas não te aflijas, que a natureza se equilibra.

Entretanto, entre os humanos, quando vires dois seres em alvoroço, aí, sim, aparta-os para que não se matem: são dois iguais, com o mesmo ódio e ímpeto de vingança. Mas toma cuidado ainda: se são dois irmãos, pai e filho, marido e mulher ou outros pares formados, às vezes um só tem o desejo de matar, ou ódio, inveja, ciúme ou qualquer outra paixão desregrada, desmedida e cega. Um é o predador, outro é a vítima. Aí não é questão de separá-los e obrigarem a fazerem as pazes; aí um só é o que sempre subjuga, humilha e quer matar, mas conforme o seu grau de maldade, perversão, doença, é capaz de chorar e de fazer-se ainda de vítima. E quando tudo passar, mais uma vez rir-se-á de ti e da sua própria capacidade de enganar-te e a tantos outros por tanto tempo. Achar-se-á o máximo!

Só a Deus o infeliz não vai enganar, pois não há onde se possa ir que o Senhor não nos veja. É preciso estar atento para que lobos vestidos de cordeiros continuem_ com truques e vestimentas tão antigos, do tempo de Caim e Abel, de José do Egito e seus irmãos e tantos outros que a história religiosa ou profana nos mostra_ com suas maldades.

A justiça precisa começar neste mundo; o Reino de Deus tem que começar aqui, deste lado. Se não te importares, se acoitares e alisares a cabeça do perverso para tu também tirares a tua vantagem, cuida-te: Deus, que tudo vê, te sonda e perscruta: não há lugar onde te possas esconder-te dEle. Por isso, corrige o teu irmão e abomina o mal, para que não caias tu mesmo em juízo e condenação.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 12/10/2011
Código do texto: T3273057
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.