Religar



Por mais que soframos vendo a exclusão social acontecendo a céu aberto, muitos de nós já não se revolta com esta situação, uma vez que nenhum dos nossos sofre da verdadeira dor da fome, da injustiça social e muito menos do abandono social.
 
A caridade é importante, mas ela não é nada frente a necessidade de transformação real que urge acontecer em nós humanos e na sociedade que sustentamos.
 
Muitas vezes me envergonho da existência humana, inúmeras vezes me envergonho também de minha própria existência, simplesmente pela conivência direta, ou indireta, que nossa passividade suporta.
 
Acho romântica e fantasiosa a busca pela “religação” com algum ente transcendental, quando muito mais próximo a nós bate latente a necessidade de nos religarmos uns com os outros, todos com todos.
Para estas pessoas pode ser mais importante esta “religação” possível com o divino porque poderia proporcionar alguma existência posterior, ou mesmo alguma possível preferência e benevolência quanto as minhas necessidades e desejos. Em assim sendo, porque deveriam se preocupar com a salvação de todos, se bastaria a salvação própria.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 04/10/2011
Código do texto: T3257846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.