Seguidores de Platão

Saudações recantistas,

Ontem, enquanto lia o fantástico texto de um amigo do recanto sobre como seria a nossa vida se pudéssemos agir da mesma forma que agimos nas redes sociais, me veio a seguinte filosofia. Tipo, sabe aquela pessoa que te deixou aquela dor de cotovelo e deu um trabalho "do cão" pra você esquecê-la e tocar o rumo na sua vida? Então imagine se com apenas um comando (desconectar) tudo isso fosse possível. Fascinante não?

O ser humano é fascinante. Consegue rir, chorar, encontra forças até onde logicamente não é possível, enfim, consegue tudo. Se conseguimos tudo, podemos tudo também. Porém:

"tudo posso, no entanto, nem tudo me convém".

Então, por que será que algumas pessoas continuam pedindo conselho sobre aquilo que elas já sabem a resposta? Se algo te faz mal, te deixa pra baixo, te enfraquece,etc... por que não cortar o mal pela raiz? Por que não acabar com o sofrimento e continuar seu auto-progresso? Por que seguir um caminho onde todos sabemos que só haverá dor e mais dor, e que não te levará à nada além disso?

Só quem já sentiu isso sabe a resposta. Nessa hora que notamos o porquê: Não somos máquinas, não vivemos de comandos do tipo "corte isso e pronto". Não podemos simplesmente dizer o coração: "Esqueça-a(o) agora, divirta-se, coma, beba, ame outra(o)."

Será que não podemos mesmo?

Ou será que não queremos?...

Será que no fundo todo ser humano tem uma parte masoquista? Aquela mesma que faz um "mané" que sabe que está sendo chifrado continuar a amar alguém que não retribui esse amor. A palavra é essa: RETRIBUIÇÃO. Falta um pouco disso para uns e sobra demais para outros. Do que vale viver platônicamente para um ser de carne que não age de forma recíproca, não seria um tipo de idolatria? Conheço vários casos de pessoas que supervalorizavam outras tendo dessa forma uma visão distorcida do amor. Um amor idiota que só faz sentido nessas novelas da Globo.

Não é certo e não há desculpa para tal fato, não importa. Que venha 1000 motivos para amar uma pessoa mais que a ti mesmo, Ainda haverá 1001 para não amar dessa forma inconsequente. Não é frieza isso, é amor próprio.

Quem não se ama jamais saberá amar outra pessoa.

Hoje vejo muitos "Seguidores de Platão", alguns namoram, alguns solteiros, alguns estão casados, por um "falso amor". Ao meu saber, não existe uma estatística de quantos suicídios e dependências de drogas estão atribuídos a divórcios, separações e rompimentos, mas se esses números fossem calculados os resultados seriam chocantes.

Ame-se, doa a quem doer. Não seja mais um desses "Seguidores de Platão". O primeiro passo para a auto-realização é esse. O resto vem como consequência.

arcmaster
Enviado por arcmaster em 04/10/2011
Reeditado em 04/10/2011
Código do texto: T3257242
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.