O que significa ser livre?
A Líbia caminha para um novo paradigma social que põe termo a várias décadas de despotismo e violação continuada dos direitos humanos. As notícias anunciam que o país caminha para a liberdade.
Obviamente que a pretensão não é simples e muito menos incontroversa. Afirmar a liberdade não é a mesma coisa que agir em liberdade; desde logo porque a concepção subjectiva de liberdade muitas vezes não coincide com a concepção socialmente predominante.
Tenho para mim que a liberdade é um dos mais importantes exercícios da evolução humana.
Acredito que ser livre não se contém no direito de realizar todos os apetites ou no poder de seleccionar acções de acordo com o nosso critério pessoal. É incontornável que somos e sempre seremos condicionados, desde logo pela nossa condição física e psicológica; pela circunstância familiar; económica; pela nossa educação; pelos nossos valores, desejos; etc. Creio que ninguém pode ter a ilusão do contrário.
Concebo que a verdadeira liberdade corresponde à possibilidade de realização de cada potencial humano. Que, dúvidas não tenho, há-de ser sempre benéfico e útil à realização do bem comum.
Cabe a cada um de nós adquirir a consciência do seu e das condicionantes que impedem a sua concretização; e depois agir para as superar.
O processo é pessoal e intransmissível. Mas o resultado é sempre transcendente. A consciência individual é parte integrante da consciência global e pode promover a mudança.
Mas, mais importante que a mudança, é o lugar onde, através dela, chegamos. Esse será o nosso legado, quer enquanto indivíduos quer enquanto sociedade, às gerações futuras.
O meu desejo é que possamos legar a nossa excelência!
Pensamento do blog da autora:
mundodasnoitesbrancas.blogspot.com