A MORTE
A morte é imanente à vida. Quando nascemos iniciamos a belíssima jornada em direção à morte. Ter medo da morte é não confiar na vida. A morte é a única coisa certa que sabemos que acontecerá em nossa vida.
Quando alguém querido morre, chorar de saudade é natural, faz parte, mas chorar pela morte de alguém é desperdício de lágrimas. Para nós cristãos, a morte é a porta de entrada para a ressurreição, que nada mais é do que o Reino anunciado por Jesus. Ele disse “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar (Jo 14,2)”.
Cristão que tem medo da morte ou não é cristão, verdadeiramente, ou está com sérios problemas existenciais. A mensagem de Jesus com referencia à morte é muito clara e esperançosa, o Reino de Deus começa aqui e continua na próxima dimensão.
Só há um tipo de morte que realmente não cabe salvação : o suicídio. O suicídio é a negação da vida, e negar a vida é negar Deus ! Mas cabe exceção : por exemplo, as centenas de pessoas que se jogaram das torres gêmeas em Nova York em 09 de setembro de 2001. O desespero era tão grande que a incoerência de se jogar pela janela era a única esperança de “salvação”. E o Senhor lá estava para recepcioná-los.
A morte é uma senhora misteriosa, ela surge de repente, sem avisar, não passa telegrama, não manda carta ou email, mas todos nós sabemos que um dia teremos um encontro com ela. Fatalmente. E o que acontecerá depois desse encontro ? Mistério !
LEANDRO CUNHA