gramática vs linguística.
gramatica vs linguistica.
Caros amigos do português bem elucidado. Venho aki para dizê umas coisa. Estou de acordo com o preceito do bom português, gramaticalmente correto. Mas peralá, vamos colocá em pratos limpos esse lance de portugues correto eh coisa de nego elite.
Dizer que uma pessoa analfabeta nâo possui o domínio do português é um erro grosseiro. Já que ela se comunica de forma clara e direta, sendo entendida por todos ao seu redor.
A gramática só nos serve para casos em que temos que escrever, formalmente, documentos e demais tipos de coisas sérias.
Fora disso, diariamente, aplicamos nosso preconceito linguístico de forma exacerbada. O que dizer quando vemos no passado formas escritas e ditas como, por exemplo "Blanco" virar "Branco" atualmente, e do mesmo jeito dezenas de outras palavras se reduzirem do mesmo jeito, e mesmo assim, quando na flexão vocal do encontro consonantal com o "l" nós ainda caçoamos das pessoas que falam, probrema, craro, e demais palavras com encontros parecidos.
Falar português certo é aquele em que se faz ser entendido e não aquele que aplica construções de acordo com a gramática vigente. Esse é um dos maiores preconceitos que podemos praticar.
Veja por exemplo, carioca falando titia, sai mais como tchitchia do que outra coisa. e quando um bahiano fala titia com a pronúncia seca, ele é o estranho!
Temos que terminar com esse tipo de coisa e valorizar mais o português dinâmico e mutante que acontece diariamente e não um português arcaico e paleontólogo como o defendido pelo Pascoale.
Abraços galera!