O Meu Êxtase
O que quase ninguém sabe, salvo eu e alguns poucos moradores da área, é que no ar frio do Fiorde de Geiranger uma escondida macieira dá os melhores frutos do planeta. O gosto é desconhecido: dizem que quem provar delas, se apaixonará. Sofrerá de uma paixão fulminante, avassaladora. Fatal, sem volta. Quando me referi aos frutos como "os melhores do planeta", quis dizer da beleza externa deles. O banquete que eles, os frutos, eram para nossos olhos.
Não, o que eu quero descrever não está na Noruega! Apenas faço um jogo metafórico para descrever as maçãs deste rosto angelical.
Falando em anjo, talvez voltando 365 anos eu chegue perto da descrição que quero fazer. Conhecem Bernini? Não conheço muito da história dele. Mas creio que temos algo em comum, no momento. Na sua famosa escultura chamada "O Êxtase de Santa Teresa", temos dona Teresa largada nas rochas fazendo uma cara de tesão enquanto um anjo, em pé na sua frente, ameaça-a com uma flecha. Um cupido!?
Onde eu quero chegar? Repare bem na cara do anjo. Na inclinação de seu rosto. Vêem a semelhança? O que Bernini e eu temos em comum é que ele se inspirou na ancestral da minha inspiradora para moldar com as mãos aquele anjo maravilhoso. Falta-me o talento suficiente para moldar sua beleza em palavras, mas sigo tentando...
358 anos depois da barrocada final da obra, cá estou. Muita coisa mudou. O nariz do anjo tem aço cirúrgico. Este anjo contemporâneo não está visualizando uma cara de tesão de uma santa. Está visualizando um programa de televisão que fala sobre moda? Visualizando o Nintendo Wii? Ou respondendo perguntas no Formspring? Creio que não. Ou sim. Vejo ternura no olhar, mas também o brilho de uma televisão...
Não vejo asas, nem aqueles trapos que anjos usam. Nem um mamilo de fora. Vejo bolinhas, atestando a nova era, o novo milênio, as novas tendências. Consigo ver as curvas que os seios fazem, que tocam o tecido macio. Mas nada do lado de fora, perigando um possível resfriado.
Os cabelos não são cacheados, encaracolados. Estão com tinta e caem sobre o ombro. O detalhe do ombro pesa muito! A maçã do rosto esquerda repousando no ombro. Olho para essa fotografia de 2010 e para essa fotografia de uma escultura feita há quase quatro séculos.
É, Bernini, temos algo em comum, mas muita coisa nos difere. Enquanto o meu modo de observar-e-descrever é tão inferior e diferente do seu, a sua fonte de inspiração é inferior à minha. Disso, eu tenho certeza!
Outra coisa: me sinto no lugar da Teresa, caído nas rochas e com cara de adolescente apaixonado enquanto esse anjo me ameaça com a suas flechas invisíveis e distantes.
Hot Water Music - Arms Can't Stretch
14/01/2010