Fases da vida

Começo aqui escrevendo sobre a primeira fase da vida, aquela em que você é querido por todos, amado por todos, ainda é um pequeno ser indefeso. Nesta fase a gente não precisa nem tentar agradar aos outros, a maioria simplesmente se emociona com nossos "gu gu dá dá".

Na segunda fase, aquela em que viramos crianças, continuamos a ser criaturas indefesas, porém agora temos argumentos, conversamos e irritamos algumas pessoas; mas nada prejudiquemos o amor que recebemos.

Os tais adolescentes, da terceira fase, são seres inconfundíveis. Emoções a toda, muitos hormônios, muita inveja e conflito. Tudo que um adolesce faça irrita um adulto responsável, tudo que ele pensa não leva crédito. Mas ainda é admirado por ser complexo e cheio de idéias.

O jovem é aquele cara admirado, aquela moça lutando pelas responsabilidades. Muitas vezes visto como um ser humano em transição para a vida adulta, mas visto muitas vezes como um ser revolucionário, capaz de orgulhar muitos.

A quinta fase seria a que eu chamo de "aulta madura". Tomemos um caso comum: arranjou emprego, se casou, teve filhos, e é uma pessoa altamente respeitada e levada a sério. Suas regras devem ser obedecidas pelos outros.

O idoso é aquele que devemos seguir os conselhos, ouvir suas histórias e estar disponível sempre para ajudá-los, apesar de que muitos são abandonados pelos tais "adultos maduros". Eles devem ser protegidos peloa sociedade e principalmente respeitados.

No mais, todos precisamos de compreensão, amor, tudo que qualquer um pode oferecer. Nem sempre essas fases seguem a norma, a regra. Alguns invertem papéis, adultos viram crianças, jovens se tornam adultos mais rápido. O que importa mesmo é que devemos ser tratados como seres comuns, que merecem o respeito, não apenas por ser cidadão, mas por pertencer ao mesmo mundo. Triste aquele que é sempre emocional, mais ainda aquele que leva tudo para a razão.

Será que continuaremos a ser assim? Será que daqui a alguns anos vamos coincidir com o mesmo gosto? Incrível mesmo seria se eu ainda conseguisse fazer todos me amarem apenas com um "gu gu da dá".

Isadora S Bruzzi
Enviado por Isadora S Bruzzi em 21/09/2011
Código do texto: T3233054