Quando o orgulho se torna ignorância
"Orgulho" é algo bonito de dizer. Por fora, olhando de longe, é realmente magnífico. Mas esse tal "orgulho" hoje tomou rumos errados. Sim, falo sobre o dia do gaúcho, 20 de setembro.
Aliás, reitero logo dizendo que minhas opiniões aqui são baseadas no que vi pela internet e não englobam todas as pessoas do RS – pelo contrário, com certeza, falo de uma minoria.
Acho bonito quando as pessoas dizem gostar de onde elas vieram ou moram, ter certo orgulho (sem aspas – o de verdade, dessa vez) de sua própria-história. Mas esse orgulho tem que ser construído não pelo suposição de que o tal lugar é melhor que os outros, e sim pelo fato de que há um respeito e carinho para a pessoa que veio ou mora lá, uma relação de vida.
Hoje li muita gente dizendo que o Rio Grande do Sul é "superior". Superior, sério? Na minha opinião, é só uma tentativa um tanto boba de querer expressar um sentimento de querer ser melhor que os outros. E, sinceramente, se é preciso dizer que é "melhor que os outros", você não é e nunca será o melhor – muito pelo contrário.
Fico chateado por coisas assim. Respeito e admiro o Rio Grande do Sul, assim como todos os outros lugares no Brasil – acho que cada local tem sua cultura e qualidades, assim como tem muitos defeitos também. Não vou julgar (nunca) o povo de algum lugar por causa de um tanto de gente que vem se expressar dessa forma desrespeitosa. E, provavelmente, grande parte dessas pessoas mal tem o conhecimento necessário pra sair defendendo o lugar com unhas e dentes.
Fico mais chateado ainda, porque tornaram parte desse dia que deveria ser uma celebração para o pessoal do Rio Grande do Sul em uma disputa com os outros estados. Ou seja, em vez de receberem congratulações das pessoas de outros estados, receberão muita antipatia, o que é uma pena. Porque aquela pessoa que não conhece nada do RS já vai criar uma péssima primeira impressão, o que não é "justo". Conheço pessoas que veem de lá, e são pessoas maravilhosas.
Muita gente aqui em São Paulo também vem com ar de superior para cima de outros lugares, acho ridículo da mesma forma. Ainda mais São Paulo, que é tão influenciado pelas outras regiões no Brasil!
Enfim, queria ter sido mais breve, mas é isso. Se você é gaúcho e não quis ser "melhor" que o resto do mundo, meus parabéns, mesmo. O pouco que sei da cultura do RS é muito, muito bonita e deve ser preservada e, acima de tudo, mostrada para o resto do Brasil. Não escondam o que vocês tem de tão bonito por ai. :)