Mudanças
O dicionário da língua portuguesa define mudança como alteração, modificação, ação ou efeito de mudar. Mudamos de casa, mudamos de carro, mudamos de cidade, bairro e até mesmo de país. Mudamos os móveis de lugar. O ser humano gosta de mudar. Logo que se incomoda com algo, click! Muda. Esse nosso apreço pela mudança se revela assim que sentamos no sofá e pegamos o controle remoto. Em um curto espaço de tempo, mudamos de um canal para o outro, sem nos satisfazer com nenhum deles.
Apesar de todas essas mudanças na vida, existem mudanças que não são tão fáceis de serem feitas, não acontecem num click. Essas mudanças são as mudanças interiores, que muitas vezes são tratadas como as mudanças exteriores.
Quando se trata de pessoas, a mudança não é tão simples como tirar um sofá do lugar. Não chego ao extremo do Dr. House ao dizer que pessoas não mudam. Mas também não acredito em mudanças num passe de mágica, que acontecem da noite pro dia. Até porque se leva um tempo para se tornar quem é. Ninguém é o que é simplesmente porque quer ser. Todos nós somos fruto de diversas circunstâncias, boas e ruins, que nos acontecem ao longo da vida.
Essa necessidade de mudança faz com que muitas pessoas vivam insatisfeitas consigo mesmas, quando na verdade elas não irão deixar de ser quem são. No máximo ocorrerão mudanças de algumas atitudes, alguns comportamentos, mas mesmo assim, ainda vão ser aquilo que são.
Uma história que ilustra bem isso é a história do sapo e o escorpião. A história diz que certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido: "Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?" O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar.”
Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?" E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."
Cada um de nós traz em si peculiaridades que são próprias de nossa natureza. Tentar mudar tais peculiaridades como se muda de canal é conviver com uma frustração crônica.
Pessoas não são televisões. Não da pra recorrer ao click do controle remoto a cada vez que se depara com algo que não goste. Pessoas são exatamente o que são. Se relacionar com uma pessoa na projeção do que se gostaria que ela fosse e não no que ela é só gera frustração, pois nem sempre as pessoas serão aquilo que esperávamos que elas fossem. Algumas pessoas sempre serão aquilo que são. Talvez seja por isso que muitos mudem de pessoas também. É mais fácil mudar do que aceitar. É mais fácil mudar do que conviver. E assim pessoas se tornam objetos, se não gosto, mudo.
Quem ama não exige arbitrariamente mudança sobre o outro. Quem ama aceita o outro exatamente como é, entendendo que algumas coisas são o que fazem o outro ser o que é. E entende que mudanças sempre ocorrem, até porque as relações de amor fazem com que elas ocorram, mas não da noite pro dia e muito menos na imposição.
Tudo há seu tempo. Afinal das contas, pessoas são pessoas e não objetos a serem mudados a nosso bel prazer.