Democracia. Ou melhor, Corrupcia!

Eu andei tendo uma conversa por esses dias, e tive um olhar mais amplo (era algo que eu não havia visto) sobre a corrupção. À um tempo, escrevi esse http://migre.me/5nc8P texto que em resumo fala sobre a corrupção de pessoas, que é algo que vem de anos e que pra mim é bem grave. Mas então, eu parei pra pensar: e o povo? Também é corrupto? Tive que, vergonhosamente, admitir que sim. Hoje, o povo pobre (maioria) vota em quem dá um saco de cimento, ou quem dá a ele uma mixaria por mês (acredito que foi o motivo pelo qual o Lula ganhou), sem perceber que ele pode ter MUITO mais do estado votando no candidato correto, naquele que não quer comprar seu voto, e sim conquistá-lo. De qualquer modo, para mim é preocupante o fato de que os pobres vendam seus votos tão facilmente, que os ricos votem em candidatos elitizados e que as empresas invistam em candidatos que vão defender seus interesses. O povo perdeu a noção do que é democracia, não sabe mais que o seu imposto DEVE ir para o lugar certo, mas só irá quando os candidatos certos forem postos no poder. (Eu, sinceramente, sou a favor do fim da política, não ajudou o país até hoje, não é agora que vai ajudar... Mas enfim.) O povo precisa ser educado (afinal, politica não é uma matéria na escola, MAS DEVIA SER), aprender seus direitos também, por que os deveres são sempre passados, todos os dias. Pra que um candidato precisa de 200mil para uma campanha? Só para material de divulgação, carro de som e etc? Infelizmente, não. Comprar votos e fazer camaradagem, esse é o fim destinado ao dinheiro investido por grandes empresas (é, nós sabemos que são elas quem investem nos candidatos para que eles usem o seu poder para defender seus interesses). Como curar essa corrupção arraigada e repassada de geração em geração? Será que apenas educar resolve? Eu acredito que destinar os impostos ao lugar certo é uma ótima coisa a se fazer, afinal, com moradia digna, alimentação de qualidade acessível, lazer, cultura e educação os menos favorecidos (principalmente) não precisarão mais vender seus votos por 'um saco de cimento'. E vocês? O que acham?

Kari Vilela
Enviado por Kari Vilela em 15/09/2011
Código do texto: T3220350