Essa sensação da “não resposta”

O sentimento que bate em nosso coração quando deparamos com a morte é algo inexplicável, sensação de vazio, sensação da “não resposta”, do impalpável.

Mas o luto não acontece somente na morte física. Há um sentimento parecido com a despedida... Morte de um relacionamento, de um sonho, algo que acaba repentinamente, ou muda repentinamente.

E essa sensação permanece. Os psicólogos, psicanalistas dizem que o normal é ficar cravado como uma ferida por no máximo dois anos (depois disso vira doença)... Mas poxa vida, dois anos é muita coisa.

E quando é morte por acidente? E quando é morte de ente querido? De pessoa jovem? E quando o luto acontece por causa de um fim de um relacionamento e esse relacionamento foi morto por uma faca da traição? E quando junto com a separação vem a desilusão? Raiva? Rancor? Dor? Solidão? E quando o luto vem pela saudade de uma época que simplesmente passou (infância, época da escola, da adolescência)?

E quando a roupa preta (invisível) vem cobrir nossa alma por causa de um sonho que não aconteceu? Ou um sonho que era lindo quando era sonho, mas quando se tornou realidade virou pesadelo? E quando esse sonho permanecia no coração desde cedo? Isso também é desilusão?

A verdade é que esse sentimento de vazio, essa ânsia pela resposta da pergunta a qual não há resposta, dói. E essa dor fica. Por dois anos ou mais, ou menos... Há casos que acho que fica lá guardadinho, com tanta força quanto no começo... Ou quietinho, mais ameno, mas continua lá.

E a cada fase da vida nós, adultos, vamos lidando com essas questões inacabadas... E Acho que isso é comum à todas pessoas. Ou pelo menos na teoria, teríamos que saber lidar com essas questões... Mas há alguns que fazem disso um pesadelo. E quer saber? Eu acho que é essa sensação que tentei descrever é que faz com que tantas pessoas tenham tantos traumas.

Acho que as pessoas deveriam conversar mais sobre esses sentimentos menos comentados. Você não acha?!

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 08/09/2011
Código do texto: T3207793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.