Emoção e Sentimento: A Diferença

A palavra Emoção vem do termo latino movere que significa movimentar, que indica que a emoção é algo que movimenta o ser humano. A Emoção possui pouca Consicência, são mais instintivas e automáticas, mas a emoção é fundamental para a sobrevivência do homem, para sua adaptação, para a união em grupo.

O Sentimento, ao contrário da Emocão, é um estímulo corporal mais complexo e nele os Sentidos e a Consciência estão bem presentes.

Os Sentimentos são uma mistura especial de emoções e suposições.

Podemos dividir com outros animais a nossa fome e reflexo de fuga (emoção), mas não o nosso coração partido, nossa nostalgia e melancolia (sentimento).

Não nos esqueçamos também da importância do sistema límbico e dos neurotransmissores que estão contidos nele, estes afetam diretamente nossas emoções e sentimentos. Da mesma maneira, o Hipotalamo tem grande importância na manifestação das emoções e dos sentimentos.

Mas não precisamos ir tão fundo assim para demonstrar que existem grandes diferenças entre a emoção e o sentimento, pois algumas já estão postas aqui.

Lui Jota
Enviado por Lui Jota em 03/09/2011
Reeditado em 03/09/2011
Código do texto: T3198218
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.