Quando seremos sábios?

Dizem que sábios são aqueles que conhecem vários assuntos, de forma profunda. Aqueles que sabem compreender as coisas mais complexas que existem no universo. Triste ilusão. Na verdade sábia é a pessoa que consegue entender as coisas simples da vida. Sábio de verdade é aquele que busca conhecer a beleza do nascer do sol o do seu poente. Sábio são aqueles que se perdem no tempo olhando um bebê dormir. Aqueles que ao olhar uma semente germinando se pega a pensar que a vida na verdade nasce da simplicidade. E imagina a potencialidade das pequenas coisas, uma semente pequenina que gera arvore imensa, ou aquela pequena nascente no meio de uma floresta, que aos poucos se transforma em um rio grandioso. Às vezes a sabedoria vem daqueles que imaginamos que nada tem a nos oferecer, o mundo de hoje busca cada dia mais encontrar artifícios para facilitar a vida das pessoas. Mais será que essa facilidade, também não nos deixou um tanto que insensível? Há cerca de uma década atrás era comum amigos escreverem um para o outro uma carta, que vinha trazendo noticias, repletas de vida, mais inventaram o e-mail, que reduziu o tempo de espera por noticia, mais como tudo que é feito por uma maquina ficou um tanto que frio. Hoje em dia as crianças deixaram de acreditar no mundo dos sonhos. Basta vê os desenhos de hoje, desenhos que mostram homens e mulheres seminus. Que tem corpo e pele de um ser humano mais que tem os movimentos controlados por computadores, desenhos que só mostram as nossas crianças, como se matar alguém, que a vingança e algo normal, as novelas hoje em dia, aquelas que são consideradas feitas para jovens e adolescentes só mostram a banalização do sexo, como é fácil conseguir drogas (licitas e ilícitas). É pai que mata filho. Filho que não respeita os pais. E dizem que o século XXI é o século das conquistas mundiais. Mais pergunto como vamos conquista algo que vala a pena se nós mesmos estamos destruindo o futuro do planeta. Cada vez hoje em dia que sentamos em frente a uma televisão só vemos violência gerando violência. As grandes potencias mundiais invertem cada vez mais alto em armas de destruição em massa. Você já ouviu alguma vez falar de algum país que parou de fabricar armas, para investir na educação das crianças? Que deixou de investir em guerras para investir na natureza? Bem talvez esteja enganada, mais acho que não existe, sabe por quê? É muito mais fácil investir em destruir do que em reconstruir. Nós somos abençoados por Deus, no Brasil não existem terremotos, furacões e tantos outros desastres que independem do homem para existe. Todos os males existentes em nosso país são causados por nós mesmos. A violência, a fome, o desemprego, os menores abandonados... E se você reparar bem, tudo isso poderia deixar de existir. Com apenas uma palavra: Educação. Pode ter certeza, que quanto mais você investir em escolas, menos precisará investir em penitenciarias e casas de menor infrator. Quando será que vamos nos dá conta disso? Sábios seremos quando tomar-mos consciência disso...

Ecilana
Enviado por Ecilana em 30/08/2011
Reeditado em 29/11/2011
Código do texto: T3190946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.