Caminhar sem volta


Caminhar sem volta
 
Nosso viver
Eterno caminhar
Constante experimentar
De novas realidades
 
Nas trilhas do viver, caminhamos sem parar. Caminhar é necessário: é caminhar ou se perder na morte, não há alternativa. Mesmo enfermos ou de cama, enquanto vivos, mesmo que sofrendo, caminhamos. Experimentamos a cada instante presente a transformação de nosso pensar, de nosso sentir e de nosso viver. Viver é um eterno experimentar de novas realidades.
 
Somos únicos sendo parecidos, múltiplos sendo complexo, falíveis enquanto reais e fatais enquanto viventes. Caminhamos por bem ou por mal, nossa mente mergulha sempre em novas estradas, caminha sempre em novas jornadas, constrói realidades virtuais que muitas vezes confundimos com a realidade do dia a dia. Entretanto este caminhar é uma jornada voltada unicamente para o presente que se descortina em novas realidades, é um caminho sem volta, não tem retorno, impossível desfazer o feito, “des-pensar” o pensado, remover o falado, apagar a ação que realizamos.
Esta é a maravilha do viver: conhecemos, pelo menos em parte, o passado, acreditamos conhecer o presente e desconhecemos totalmente o futuro. Com ou sem medo só nos resta caminhar ou se entregar a morte.
 
A nossa vida sendo única é um contínuo suceder-se de novas experiências, mal realizamos um novo sentir ou um novo pensar e já estamos caminhando por um novo existir. Não há volta, não há retorno, não há recomeço no sentido de refazer a mesma experiência, cada uma é nova por si só. Devemos saborear esta miscelânea de paladares de viver. Não há também prêmio nem devolução, não há restituição, quem perdeu o bonde do experimentar, do sentir, do pensar e do realizar, perdeu realmente, não existe segunda chance para a mesma realidade e não há restituição, se você não aproveitou seu viver para seu próprio caminhar, esta oportunidade foi totalmente perdida.
Mesmo que caminhar fisicamente seja impossível, nossa mente é livre e temos a obrigação vivente de caminhar com ela.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/08/2011
Código do texto: T3180485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.