Acreditar



Infeliz do homem que não possui um que de cético. Acreditar em tudo é se perder no nada. Para acreditar é necessário um mínimo de racionalidade crítica. Acreditar em revelações ou simplesmente por que foi colocado por “autoridades” é cair na falácia do mais fácil. Para crer é necessário muito mais do que uma fé cega, que pode facilmente levar ao fanatismo e ao fundamentalismo, é necessário compreensão mental ou em caso contrário nos fica totalmente impossível separar o joio do trigo, e desta forma todos tem o direito de crer em tudo e em qualquer coisa, pois sempre haverão profetas, reveladores e autoridades, isto tem sido lugar comum em todas as religiões.
 
Podemos crer? É claro que sim. Aliás todos temos algum nível de crença posto que nos é impossível tudo saber. O que importa é que nossa crença seja lastreada por possibilidades factíveis, que esta crença não inviabilize a verdade científica e que em seu final dignifique a vida e o homem e não segregue a sociedade em meus e deles.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/08/2011
Código do texto: T3174365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.