SER PAI



Ser PAI é transcender-se a si próprio na doação e no comprometimento maior pelo filho que por responsabilidade assumiu para si.
 
Ser pai é muito mais do que procriar. Ser pai não é só doar esperma, também não é somente ser um provedor ou um protetor. Ser pai também não é construir uma existência nova em seu filho e muito menos buscar se ver em seu filho o que não se vê, olho a olho, no espelho. Ser pai é saber que cada filho tem sua individualidade.
 
Ser pai é saber que o novo ser que responsavelmente prepara é livre, deve ser independente e capaz de agir por si próprio. Ser pai é dotar o filho de coragem, racionalidade crítica e percepção social e humana para seguir seu rumo neste mundo, e não o rumo que o pai desejaria que ele seguisse. Os planos de um pai terminam no preparo mental de seu filho, para que por conta única de si faça ele mesmo seus planos e os realize em ética e justiça social.
 
Ser pai é amar em essência, não em posse. Ser pai é morrer a cada dia para que seu filho cresça e torne-se homem feito. O brilho do pai deve diminuir para que o do filho possa brilhar livre de contaminação. Ser pai não é olhar para seu filho como investimento de médio ou longo prazo. Ser pai é ter a certeza única de que seu filho é do mundo e que o prepara para tal.
 
Ser pai é crescer junto com seu filho, é dividir com ele as experiências da vida e deixar-se sempre acessível para ajuda ou dúvidas.
 
Ser pai é atiçar no filho a curiosidade sobre tudo, pois é a curiosidade quem movimenta o desejo de aprender e crescer mentalmente.
 
Ser pai é saber dar limites, saber ser duro sem perder a essência do amor, é saber ser amigo sem permitir que a intimidade estrague o compromisso de preparar seu filho para a emergência da vida.
 
Ser pai é amar no silêncio, é ter certa inveja positiva da mãe que pôde carregar o filho em seu ventre por nove meses, é ter a vontade de ser um com seu filho, deixando que ele seja um unicamente com ele próprio.
 
Ser pai é entender que crianças são crianças, devendo ser tratadas como tal e devem ficar longe de catequeses, sejam estas religiosas ou materialistas. Quando crescerem terão oportunidade de escolher seu caminho material ou espiritual. A mente de uma criança é uma esponja e deve estar livre para pensar livre de preconceitos, a criança deve aprender a buscar na curiosidade a vontade de tudo conhecer, cabendo ao pai apenas evitar riscos de vida ou mentais, ou desvios sociais ou erros de humanidade.
 
Ser pai é saber que a temporalidade da vida é um fato, que a morte é nossa única certeza, por isto ser pai é ter a consciência de que cada instante como pai é importante.
 
Ser pai é dizer continuamente do fundo da mente TE AMO FILHO(s).

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/08/2011
Código do texto: T3158846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.