Gota d'agua em óleo fervente

""Sob todos os aspectos que concernem a nossa existência, tal como seres humanos, nos é certo, de todo ponto de vista, que tudo que nos acontece parece intrinsecamente semelhante ao que somos. Porém, desse "tudo" a que se refere a frase acima, não é ao todo as formas que nos são afins (para contradizer em certa proporção o Sartre).

Muitas coisas ocorrem pela simples relação entre as naturezas que apontam sua características intrínsecas. Tal como uma gota da água mais pura e límpida ao cair em óleo fervente dança de forma caótica, fervente também pela temperatura elevada, no sentido de ser expulsa do recipiente, para restabelecer o equilíbro anterior. Fazendo espirrar, ainda, o óleo quente em quem estiver diametralmente ao alcançe dos espirros oleaginosos escaldantes. A queimar a pele na ocasião do contato do mesmo com a de alguém.

A água não possui afinidade fisico-química com o óleo. não se mistura. No entanto o que lhe acontece ao ser adicionada em pequenas porções em óleo fervente é de se verificar o resultado conforme o descrito acima. No caso contrário, do óleo ser adicionado em água fervente, podemos observar que o equilíbrio do sistema não é afetado, consideravelmente, ma sim suportado e mantido o equilíbrio anterior a adição. A água fervente acolhe muito bem a gota de óleo, mantendo-a na sua superfície. E isso é bem sugestivo, pois a natureza do óleo, pela sua densidade, é ser posicionar na superfície e alí ficar ao balanço que se erige das profundidades das águas.

E isso se dá às vezes na vida, e devemos tomar cuidado. Pois, dependendo de onde cairmos, no momento e de acordo com a situação, e conforme as palavras, intenções, posturas, comportamentos, mensagens, ideías, etc, simplesmente como na analogia da água e óleo, podemos ser uma gota d'agua em óleo fervente. A citar vários personagens que passaram em nossa história (entre muitas pessoas tidas comuns também). Tipo os inovadores, os idealistas e os reformadores (água pura) em uma sociedade escaldante e turbulenta (óleo fervente).""

obs: palavras de uma palestra sobre dualidade matéria-espírito, transformações e os novo tempos na sociedade do Séc XXI.

Alexander Herzog
Enviado por Alexander Herzog em 13/08/2011
Reeditado em 15/08/2011
Código do texto: T3158637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.