DEVIDAS DÚVIDAS

Duvido das verdades eternas, não só das verdades eternas como também da própria eternidade. Quem as proclamou como verdades? Eternas? Se são eternas, já existiam antes de serem proclamadas como eternas... há um paradoxo aí; aliás, também duvido dos paradoxos e da sua eficiência. Duvido de quem duvida e de quem diz não ter dúvidas.

Duvido da capacidade do homem de duvidar corretamente e da capacidade de se acreditar em alguma coisa. Duvido das coisas em geral e da "coisa em si". Duvido de quem fala "sem sombra de dúvida". Por que falar em sombra?

A dúvida faz parte da certeza, anda junto a ela. Esta é uma afirmação duvidosa com certeza, o que significa: nada é certo ou incerto, fica-se em dúvida, inclusive sobre esta falta de certeza.

Acreditar ou duvidar, eis a questão, ou melhor, eis a dúvida. Muitos dizem que é melhor não duvidar, mas sem acreditar ou, duvidar acreditando, mas, no fundo, algo deve ser verdadeiro, concreto, sem dúvida, na certa, nem que esse algo seja uma insistente e profunda dúvida. Acredite você se quiser. Eu duvido.

**********************************************************

texto publicado no capítulo "Brincando com as palavras e frases" do livro de humor reflexivo "Sexo , Mulheres e Ecologia"

Karpot
Enviado por Karpot em 09/08/2011
Código do texto: T3148911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.