O QUE É A ARTE?
Arte é toda a atividade criativa do homem que tem uma qualidade abstrata e que leva ao devaneio. Assim, muitas vezes, usa-se a palavra arte de uma forma barata, como arte culinária por exemplo (beleza dos pratos, aroma dos temperos...), além da expressão "fazer arte" que tem uma conotação grotesca: "menino, não fique aí fazendo arte".
Arte é produzida por artistas. Existem artistas que fazem arte que nos emociona/sensibiliza agradavelmente ... então, a esses artistas, outorgamos a cada um o conceito de "bom artista". Mas nem sempre esses “nossos” bons artistas coincidem com os nomes consagrados. Algum dinheiro gasto com assessoria de imprensa para badalar o nome na mídia leva um grupo de pessoas a achar um artista bom, ele acaba ficando "mais melhor", suas obras passam a ser mais valorizadas, a crítica especializada dá os seus palpites e, se sua fama perdura, atravessa gerações, melhor ainda - entra nos livros, torna-se referência, um nome "museável", objeto de estudo e pode até virar nome de centro cultural. O indivíduo acaba levando a pecha de "grande artista"... ah, os críticos....., formadores de opinião....
Mas, além de todas características socio-ambientais que envolvem a "obra de arte" - momento histórico, circunstâncias socias, políticas, moda, etc. - há que se considerar também o arcabouço fisico-químico da fisiologia humana. Se a humanidade fosse em sua maioria daltônica, os grandes artistas que trabalham com cores talvez fossem outros. Da mesma forma, se houvesse uma transformação na espécie humana e o nosso sistema auditivo fosse alterado, os hoje considerados mestres da música dariam lugar para outros.
Deus estaria se manifestando de formas diferentes.... (*)
* Arte é pura manifestação de Deus (Gerson Pinheiro)