Minha Paixão, Minha Profissão!!
A vida vai nos mostrando ao longo das vivências que temos grandes desafios na nossa trajetória de vida, seja ela no âmbito profissional e pessoal. Mostra que cada experiência da vida nos coloca frente a novas descobertas e novas lutas. E acima de tudo nos põe forte para viver novos momentos, travar e vencer novas batalhas que nos levarão ao sucesso nesse espaço chamado vida.
Atuar como professora na educação infantil é acreditar que a criança como todo ser humano, é um sujeito histórico e pensante, integrante de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade com determinada cultura.
A criança é profundamente marcada pelo meio que vive, mas também o marca. Assumimos assim uma perspectiva sócia construtiva da identidade e do conhecimento, embora, sabemos que a construção da identidade é um processo gradativo e que inicia desde muito cedo na vida da criança. É um aspecto relevante e necessário, que contribuirá e influenciará todo o seu desenvolvimento e relacionamento futuros.
Para isso o docente deverá ser capaz de estimular seus alunos com proposta desafiadora, questionadora, que impulsionem o educando a buscar outro conhecimento, encontra soluções e formular novos problemas, valorizara participação do aluno e criar condições para ele construa um conhecimento crítico sobre o mundo, enfatizando o diálogo e as atividades cooperativas que estimulem a criação e o uso de múltiplas formas de expressão. Para atender todo esse requisito, o professor precisa estar disponível ao saber e muito preocupado com a forma como o ensino e a maneira com seus alunos aprendem.
Por isso, a reflexão sobre a práxis docente, no cotidiano da sala de aula, tomando o saber-fazer do professor indicado como competente pela escola, revela uma emergência entre o olhar da escola sobre a práxis do docente e os resultados obtidos. Desse modo, se analisarmos o desempenho dos professores da educação infantil nas situações reais de ensino, observando os procedimentos metodológicos empregados, as técnicas didáticas utilizadas, a interações do professor com os alunos, experiências desenvolvidos em sala de aula, postura do professor diante dos desafios postos nos processos de ensino aprendizagem, poderemos perceber claramente quem esta na sala de aula por amor a procissão.
Minha paixão esta no sorriso de cada aluno e no meu comprometimento com minhas práticas educacionais, pois para Paulo Freire há uma necessidade de conhecimentos em todas as áreas e para que os alunos alcancem tais conhecimentos, é importante não só mudar a postura do docente, mas sim repensar o currículo escolar para a que todos possam lidar com todos os desafios da profissão.