VIDA E VIVER



O que é a vida?
O que é viver?
Poderia simplesmente comentar que a vida permite o viver, e que o viver é uma característica única dos que possuem vida. Esta é a minha percepção. Poderia com ela estar indo de encontro àqueles que crêem no transcendente. Não sendo dono da verdade, e buscando não repetir a grosseria dos dogmáticos que possuem certezas sem nenhuma evidência mais robusta, posso estar errado em minha interpretação, mas hoje entendo que tanto a vida quanto o viver são entes totalmente imanentes.
Viver é para mim um atributo pessoal.
A vida é um estado totalmente natural, não existindo nada sequer parecido com sopro de vida. Vida é um estado material de compostos químicos que alçaram ao estado de biologia, sendo assim muito mais complexos que a química em geral.
Viver deve assim ser existir biologicamente.
Sentir a vida só é possível quando alcançamos algum nível de consciência. Pelo que eu compreendo hoje, apenas poucos mamíferos possuem níveis de consciência que poderia permitir algum conceito de sentir a vida. Neste quesito os seres humanos são de longe os mais preparados biológica e neurologicamente.
Podemos viver uma vida e nunca senti-la em essência, muitos animais, bactérias e infelizmente alguns humanos, com insuficiência mental, pode viver e não sentir a vida.
Podemos viver e nunca senti-la.
Para mim é impossível senti-la e não a viver.
Com medo de estar sendo imprudente, de estar esquecendo ou relegando algo, entendo que a vida e o seu viver, ou o seu realizá-la com consciência e percepção, são as coisas mais importantes para nós.
Entendo que meus filhos são de suma importância, entendo que o Amor é vital, entendo que a construção de uma inclusão social é premente, mas estas e outras importantes realizações somente são possíveis enquanto vivo, enquanto realizando a quase milagrosa perpetuação da vida e do seu viver.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 08/08/2011
Código do texto: T3148071
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.