Honrada Missão - Começo...Meio... E Nunca Terá Um Fim!!!
Este que vos fala é apenas mais um serviçal no mundo das palavras. Antes, verme adepto da vida sem reflexão e necessidade de evolução, hoje, amante incondicional do mais rico artefato de comunicação humana: palavras.
Eu recebo a minha missão. Ser um professor. Ser o transmissor da história de nossas palavras, nossos sentimentos, nossas emoções. Fiel soldado armado com o amor pelo conhecimento e passional quanto ao apreço e admiração pelos oriundos objetos das palavras; literatura, crônicas, notícias, pensamentos... Quero transformar minha vida, transformando a vida das crianças, jovens e dos adultos através da maravilhosa função docente que a centenas de anos foi denominado como “ fonte do conhecimento”.
Mais do que isso, fazer parte de uma infinita corrente onde professor-aluno dão suas mãos em prol da evolução, não só de nossas vidas, mas de nossa sociedade, que hoje parece ter esquecido a importância do saber, para o bem, para a vida.
Não obter admiração eterna por aqueles para quem irei lecionar. Não ser visto como um salvador de histórias de vidas perdidas na sociedade opressora e assassina de oportunidades. Nada disso.
Ao me tornar professor, desejo apenas refletir em meus alunos a importância que o idioma materno possui em nossa rotina de convivência entre todos os cidadãos, seja em qualquer que seja a situação de emprego; entrevista, diálogos familiares e /ou profissionais e igualmente a importância do idioma estrangeiro, que se mostra cada vez mais necessário e presente, devido ao constante estreitamento cultural e profissional que se promove entre o mundo e nós.
Ambas intenções abastecidas por meio de nobres elementos de minha profunda admiração; a já mencionada literatura, textos de informação, entre outros que também são imprescindíveis construção do pensamento humano.
Desejo ser professor pois é uma missão linda, nobre, exemplo de postura e comprometimento. Todo e qualquer profissional de qualidade que se enxergue em exercício no mercado de trabalho terá antes recebido o conhecimento básico de sua vida através do caminho escolar (professor).
Desejo ser professor para contribuir com minha vida para a melhoria do meu país, das nossas crianças, dos nossos jovens, que futuramente serão nossos médicos, advogados, empresários e por que não também, nossos professores. Ser útil na sociedade que vivo, porém de forma agradável. Servindo-me de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar, Manuel Bandeira, entre outros heróis de nosso tesouro literário e igualmente saboreando o legado de Emily Brontë, Poe, Dickens, que como magos da literatura inglesa, banham-me em inspiração, molde, exemplo e motivação.
Quero ser professor e mostrar aos meus futuros alunos, o poder das palavras, o amor que elas nos trazem, o quanto nos une, nos fortalece, nos constrói, nos solidifica... Ar de nossas existências...
E... se tudo o que disse até agora não é o bastante para justificar meu desejo e sublime sonho, que a vida siga lecionando em minha vida até que eu honre essa missão!