Nada na vida acontece por acaso



Nada na vida acontece por acaso. Provavelmente sim. Principalmente porque analisamos a posteriori os fatos ocorridos. Mas isto não significa que tudo acontece intencionalmente ou sob controle prévio.
 
Sendo materialista, entendo que tudo, pelo menos em geral, e no escopo temporal que vivemos, necessita de agentes causais. Assim nada acontece por acaso, pelo menos no mundo macroscópico. Mas isto jamais será sinônimo de planejamento prévio ou destino, ou plano superior, ou mesmo determinação cósmica ou algo que o valha.
 
A grande maioria dos eventos decorre não de um ou apenas um punhado de causas. A complexidade imanente de tudo que nos cerca se sobrepõe múltiplas vezes e somos bombardeados por efeitos e causas que sequer imaginamos. No final as coisas acontecem e quando olhamos para o passado, elas tiveram que acontecer para que aqui estivéssemos, com todo o nosso histórico vivido, e parece que foi planejado.
 
A complexidade das interações é que são as causas naturais para tudo que acontece. Entendo que seria de uma estupidez que ofende minha mente crer que os descasos e derrotas que irmãos passam decorrem apenas de suas incompetências, é lógico que algumas vezes isto pode até ser verdade, mas o “direcionador” principal são as incontáveis causas que vem se sobrepondo ao longo do tempo, que nos permitiu ter o presente que vivemos.
 
Nada acontece por acaso sim, mas tudo tem uma infinidade complexa de causas e a maioria das vezes não temos sequer ação de controle. Nenhum filho há de sofrer a mágoa de ouvir de infelizes mal-amados que a vida sofrida de seus pais decorreu necessariamente de fraquezas e descasos de seu pai, que faltou-lhes fé ou esperança. Seu pai pode não ter tido a menor capacidade de contornar a turbulência que o dia a dia do passado traz para nosso presente.
 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/07/2011
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T3112307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.