Luneta do Cotidiano: A corrupção de pessoas.

Olá! Cá estou eu novamente para tentar tornar o assunto 'Politica' um pouco mais popular.

Vamos falar um pouco sobre democracia. Vou tentar ser o menos clichê possível, ok?! Democracia: você é quem escolhe quem vai cuidar da sua saúde, da educação dos seus filhos, dos seus impostos... Mas será que na prática isso acontece realmente?

Não estou aqui para falar da corrupção política, e sim da corrupção de pessoas.

É certo que o mundo a nossa volta nos pressiona, nos obriga a aceitar o inaceitável... Mas será que isso pode influenciar no meu voto de confiança?

Quantas pessoas nesse país votam no candidato X por que seus pais, avós ou amigos votam nele? Quantas pessoas não assistem aquela chatice que é o horário político por que já tem convicto em quem vai votar?

Ano passado foi meu primeiro ano como eleitora, mas eu sempre assisti o horário politico. No início, assistia pra rir de tanta babaquice, das roupas ou modo de falar dos candidatos... Mas aí eu fui crescendo e os candidatos foram ficando cada dia pior... E o riso foi se transformando em constrangimento. Juro, ao chegar na urna eu tinha apenas três candidatos em mente... Lembro-me de votar apenas nesses três e o restante, nulo. Mas de que adiantou? Será que os vencedores dessas disputas são quem realmente o povo quer, ou quem tem mais dinheiro para investir na candidatura? Quem tem mais tempo no horário político? Eu não entendia o por que de 'sevocêquermaiseducação,saúde,lazeredignidadeparasuafamiliavote0000.vote0000onumerodarenovaçãoedorespeitoàfamiliabrasileira' enquanto outros faziam até 'filminho emocionante'. Eu não entendia o por que dessa diferença de tempo, se os dois disputavam o mesmo cargo... Mas hoje eu sei! É tudo uma questão do interesse elitista. E foi aí que me questionei: Será que existe ao menos um candidato realmente disposto à lutar pela vontade e necessidade da massa? E então descobri que esses tem tão pouca visibilidade que provavelmente não serão eleitos. Mas afinal, nesse jogo, estão jogando contra nós? Aqueles que elegemos, que pagamos o salário, que deixamos que nos surrupiem boa parte dos impostos que pagamos reclamando, mas pagamos... Então é isso? Elegemos nossos 'inimigos favoritos'? Engraçado, não?! Se você se perguntar qual o quesito usado na hora de você escolher um candidato, você certamente vai responder: 'Quem parecer roubar menos'. Agora pense no quanto isso é ridículo... Eu já vi casos de candidatos que dizem 'Eu roubo, mas faço'. Veja que coisa absurda! E o povo que se conforma com isso. Marchas para o direito das mulheres, para o direito dos homossexuais entre tantas outras lotam ruas, são memoráveis, mas ninguém marcha em prol do direito do cidadão. Boa parte de nós cumpre os deveres sem se importar em receber os direitos. Vamos marchar pelo nosso imposto! Para tira-lo do bolso do corrupto e coloca-lo no prato da criança na escola. Na mão do professor, que forma nossas crianças. Esta é a democracia que temos, que nos disponibiliza apenas candidatos fétidos e corruptos, que visam apenas seus interesses enquanto o povo sofre.

Mas cá entre nós... Se fizermos um balanço dos cidadãos que realmente sabem como votar, eles serão maioria ou minoria? Creio eu que minoria. Então, caso isso seja verdade, estamos nas mãos de milhares de 'crianças com uma arma na mão'? Sim, por que elas tem o voto em mãos mas mal sabem como usa-lo. Então, veja como é fácil controlar quem pode fazer a diferença na nação: os grandes partidos colocam um palerma qualquer que vá cumprir com seus interesses e investem todo o dinheiro que tem (ou roubam, não sei dizer ao certo) em sua campanha. A população que pensa ter mais o que fazer do que estudar mais a fundo quem é seu 'inimigo favorito' vota no que mais aparece na sua frente: na tv, nos panfletos, nos banner's colocados nas casas, nos muros pintados... E pronto! Hoje quem estuda seu candidato não faz nada mais que perder seu precioso tempo. Afinal, 'quem presta não ganha'.

Kari Vilela
Enviado por Kari Vilela em 17/07/2011
Reeditado em 29/07/2011
Código do texto: T3100216