O QUE É A MENTIRA, E O QUE É A VERDADE?

O que é a mentira senão uma verdade inventada. Ou ainda, se se considerar a mentira como o oposto do que se entende por verdade, pode-se afirmar que a verdade virada pelo avesso é a mentira como o avesso da verdade. Isso é uma tautologia, ou seja, no limite da exasperação, e tomado de pensamentos confusos, como um bêbado, que após vários goles da mais forte água-ardente, e já sem controle dos seus passos, e embotado por crises existenciais, sai a falar suas blasfêmias contra tudo e todos, do mesmo modo, me parece a idéia de verdade. Ela pressupõe certa embriaguez de bombardeios exasperantes de crenças construídas ao longo da vida. E não devemos esquecer que fomos e somos educados numa base filosófica ocidental e fundadora da moral cristã. Assim, aprendemos e apreendemos normas corporais que solapam o erotismo, a liberdade do corpo e seus movimentos, posto que para quem não se abdicou, ou pelo menos luta para se livrar da regras morais instituídas, penso que está a passos largos para ser mais um candidato às pílulas antidepressivas. E os desejos, hipotecados e sufocados por promessas futuras e para além desse mundo, são submetidos a interrogatórios psicológicos transformados em patologias individuais, quando na verdade, e em nome das regras sociais, coloca-se para debaixo do tapete as frustações por desejos não realizados, e a pessoa se perde e se esquece que as regras são tão mutáveis como as nuvens sob o céu. Então, e por fim, e considerando minhas limitações filosóficas, postulo que se há uma verdade, somente que ela não seja absoluta. E nesse sentido, busco no limite de minhas possibilidades ser aquele que não era eu antes mim, para me refazer a cada dia.