Luneta do Cotidiano: Disciplina ou controle?

Estive observando algo engraçado a uns dias atrás. Billy é o cachorro do meu namorado. Muito educadinho, não faz suas necessidades dentro de casa, por mais apertado que esteja. Mas também não late. Não entra em casa quando estamos, apenas se chamamos. Não nos oferece a bolinha que ele adora brincar. Só vem quando solicitado. E eu me pergunto: isso realmente é um cachorro?

Meu namorado costuma me dizer que ele foi bem ensinado no que é certo e errado, lícito ou não para um cão que vive dentro de casa. Mas o pobrezinho não faz nada que um cão comum faz!

Comecei a analizar esse fato engraçado. Como nos privamos da nossa 'humanidade' para satisfazer costumes bobos. Se você está em um culto ou missa, por exemplo, e o padre diz algo que você não entendeu, você não levanta a mão e o questiona sobre o assunto, afinal 'é falta de educação'. Resultado? Você vai embora com a dúvida, alias, você e mais outras mil pessoas, por ser 'falta de educação' questionar alguém enquanto fala ao público. É um costume também não aceitar o que te oferecem (de comer, por exemplo) mesmo que você esteja morrendo de vontade. E se aceita, você se sente a pessoa mais miserávelmente esfomeada do planeta.

Ou quando você está a horas na fila do banco, para pagar uma mísera conta, com vários motoboys na sua frente cheios de coisas também. Já não bastando o tempão que você vai desperdiçar nisso, ainda as atendentes dos caixas vão 'tomar café, bater papo e falar da vida alheia' e apenas uma ou duas ficam para atender aquela enorme fila. Aí, em meio a tanta revolta, você apenas observa com sangue nos olhos aquela pobre que trabalha, as outras que cantarolam no trabalho, aqueles 7 caixas parados... E não diz nada. Por que 'é falta de educação reclamar em voz alta' ou ir atrás dos seus direitos como cidadão e cliente do banco. Isso mesmo. É falta de educação reclamar seus direitos. E quando alguém o faz, todos os olham e falam 'Nossa... Ela tá certa, mas é uma barraqueira. Credo!'.

E qual o motivo para tanta privação? Não existe um sentido lógico. Hoje somos esboços das vontades alheias, e nossas vontades ficam sempre pra outra hora. As pessoas que fazem suas vontades, são taxadas como 'mal educadas, esquisitas, rebeldes', afinal 'ninguém faz o que quer, por que fulano quer fazer?'.

O que ninguém observa é que fomos disciplinados para não incomodar ninguém, nem nossos vizinhos nem os donos dos 'bancos, supermercados' e etc. Uma pessoa que não reclama, que não incomoda, praticamente não existe. Isso é disciplina ou controle? Estamos sendo moldados para a inércia. Para obedecer. Ao menos é o que parece.

Mas afinal: Por que não fazemos nossas vontades? Desde que não prejudiquem o próximo, toda vontade deve ser saciada! Chega das privações bobocas que nos impõem todos os dias. Costumes sem fundamento algum que aprendemos a obedecer.

Claro que tudo deve ser feito com ordem e decência... Pensando bem, nem tudo!

Kari Vilela
Enviado por Kari Vilela em 15/07/2011
Código do texto: T3097800