Filho das estrelas



Independente de quaisquer outras definições, por melhores que estas possam ser, todos nós somos filhos das estrelas, de seu pó e de sua luz.
 
Em total essência, praticamente todos elementos químicos (a menos do hidrogênio, de algum hélio e do Deutério) que a tudo permeiam, foram forjados nas fornalhas de altíssimas temperaturas e pressão das estrelas, e são estes elementos químicos razão e causas essenciais de tudo e por conseguinte também da vida.
 
Uma infinidade destas estrelas, ao findar seu combustível básico para a fusão, explode em supernovas e semeiam o espaço com os elementos construídos em seu interior.
 
De alguma forma, que foge ao escopo deste texto, surgiram os sistemas solares e seus planetas e finalmente, pelo menos em um solitário planetinha que ousa circundar uma não muito brilhante estrela, nas bordas de uma comum galáxia, do pelo menos unicamente conhecido universo, surgiu a vida como a conhecemos.
 
Mais uma vez, esta vida é dependente das estrelas e, por conseguinte também do nosso sol. A vida como a conhecemos no dia a dia é diretamente dependente da energia eletromagnética de nosso sol, em especial do seu range de freqüência conhecido como luz solar, para a realização da fotossíntese.
 
Antes que seja crucificado, tenho consciência que esta mesma vida que conhecemos é muito prolixa e ousada em sua forma de superar obstáculos, e se estabelecer em nichos que acreditávamos impossível que ela sobrevivesse, que hoje conhecemos bactérias e outros seres vivos vivendo, entre outros locais, em ambientes abissais, onde a citada luz solar não alcançaria, obtendo assim sua energia básica de origens outras que não a solar, mas mesmo nestes casos estas vidas são dependentes dos elementos químicos construídos nos interiores das estrelas.



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 06/07/2011
Reeditado em 31/07/2011
Código do texto: T3079555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.